RS: falência da Santa Rita Laticínios afeta produtores da região
A falência da Santa Rita Latícinios, decretada pela Justiça, certamente vai ser um dos principais assuntos em discussão na mobilização organizada para esta sexta-feira na Praça João Paulo II, em Guarani das Missões. Segundo estimativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS), 1,5 mil produtores de 20 municípios da região devem participar do ato. A empresa, com sede em Estrela, no Vale do Taquari, é uma das que têm débitos com produtores.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Uma administradora judicial foi nomeada e, depois da publicação do edital da decisão, há prazo de 15 dias para habilitação dos credores. Por meio de nota, a empresa afirmou que realizou várias tentativas para manter o funcionamento, "inclusive negociações para venda a terceiros, porém a grave crise gerou sucessivos prejuízos, tornando inviável tanto a venda, quanto a continuidade das atividades". No documento, o advogado da Santa Rita, Diogo Merten Cruz, afirma que essa "é a pior crise no setor dos últimos anos e isso traz reflexos para toda a cadeia".
Segundo a Fetag-RS, a dívida com cerca de 800 produtores que entregavam leite à indústria era de cerca de R$ 3 milhões. Em 12 de janeiro, um acordo foi fechado, com um cronograma estabelecendo datas para pagamento parcial de valores referentes a leite entregue nos meses de novembro e dezembro do ano passado. As duas parcelas de R$ 200 mil acertadas para janeiro – e que são referentes a dezembro – foram pagas.
Os 50% da quantia devida de novembro seriam acertados entre o final deste mês e o início de março. Agora, entrarão no bolo de todas as dívidas da indústria.
"Isso complica ainda mais a situação. A principal atenção é com os produtores, mas também nos preocupa a volta do monopólio, são pequenas e médias empresas que estão fechando" diz Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS, que participa da mobilização.
A Santa Rita produz o leite Latvida. Começou a funcionar em fevereiro de 2014, depois de ser arrendada por um grupo de empresários – a planta era anteriormente operada pela VRS e foi interditada durante a Operação Leite Compen$ado em 2013. Tinha capacidade instalada de 300 mil litros de leite por dia – processava cerca de 180 mil litros.
A reportagem é do Jornal Zero Hora.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
SANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 23/02/2015