Em março, o preço de referência ficou em R$ 0,8614, enquanto a projeção feita na reunião anterior era de R$ 0,8335, o que representa diferença de 0,0278, ou elevação de 3,34%. Nos últimos três meses (fevereiro/abril) os preços de referência do leite padrão apresentaram uma elevação média de 13,38%, levando em conta que o valor de abril é projeção.
Para o presidente do Conseleite/RS e do Sindilat/RS, Wilson Zanatta, o comportamento dos preços se explica por várias razões, entre as quais o custo de produção em alta, devido ao preço do milho, soja e energia elétrica, seca no Centro do país, exportação de leite em pó, reinício das aulas e maior consumo de lácteos pela queda média das temperaturas.
O Conseleite-RS reúne representantes da indústria láctea e produtores rurais para estabelecer mensalmente o preço de referência leite padrão pago ao produtor. Esse sistema de valoração do produto, baseado em estudo técnico da Universidade Federal de Passo Fundo (UPF), premia, com melhor remuneração, a qualidade e a produtividade oferecida pelos produtores, que recebem da indústria de 10% a 20% a mais do valor. O preço pago ao produtor está condicionado ao valor que a indústria obtém na negociação com o varejo para os seus produtos. Este preço é regido pela lei de oferta e procura.
As informações são da Assessoria de Imprensa do Sindilat.