RS: chuva prejudicou quase 8 mil produtores de frutas, verduras e leite, revela Emater
A atividade mais prejudicada foi a produção de leite, afetando em torno de cinco mil produtores de leite. Durante o período de 22 dias, 310 mil litros diários deixaram de ser coletados, por problemas de escoamento ou por estresse animal (diminuição na produção).[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
No caso das frutas, as cítricas foram as mais comprometidas, o que afetou 875 produtores. A perda média na fruticultura foi de 32%. Já no caso das olerícolas, as culturas que sofreram danos maiores foram alface, batata-doce e a cebola. Em todas as culturas levantadas, as perdas variaram entre um mínimo de 20% e um máximo de 50%, atingindo mais 1.694 produtores. Na produção de grãos, a cultura com maior impacto é o trigo. Mesmo assim, apenas 5% do total estimado para a safra tiveram algum tipo de dano com relação à erosão de solo e perda de insumos, como sementes e adubo.
A atividade mais prejudicada foi a produção de leite, afetando em torno de cinco mil produtores de leite. Durante o período de 22 dias, 310 mil litros diários deixaram de ser coletados, por problemas de escoamento ou por estresse animal (diminuição na produção). O MilkPoint publicou, semana passada, uma matéria mencionando os problemas que o volume das chuvas estava causando no sul do país, você pode conferir aqui.
Nesses 80 municípios, 286 comunidades rurais tiveram problemas com o escoamento da produção, com 4.650 km de estradas afetadas, além de 595 construções e instalações. Nesse período de chuvas, 872 famílias ficaram sem acesso à água potável.
Conforme o levantamento, que ainda é preliminar, as pastagens ficaram bastante comprometidas e isso vai se refletir na produção de leite a médio prazo. Técnicos da Emater seguem a campo para verificar os estragos causados pelas chuvas e sugerir a solicitação do seguro Proagro, quando for o caso.
As informações são do Jornal Correio do Povo.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.