RS: Cade condena empresas por formação de cartel no mercado de leite

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) condenou seis empresas e cooperativas pelas práticas de preço predatório e formação de cartel no mercado de leite de Pelotas (RS).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) condenou seis empresas e cooperativas pelas práticas de preço predatório e formação de cartel no mercado de leite de Pelotas (RS).

A maior pena foi aplicada a Elegê, que pertencia a BRF e hoje é controlada pela francesa Lactalis, que deverá pagar R$ 2,088 milhões. As demais penalidades, aplicadas a cooperativas locais e um sindicato, totalizam R$ 614 mil.

De acordo com a autoridade antitruste, as participantes do cartel reuniram-se para definir o preço do leite na região de atuação delas.

De acordo com o relatório da conselheira Cristiane Alkmin, as envolvidas buscavam “pressionar os pequenos produtores responsáveis pelas micro usinas concorrentes a se adequar ao comportamento das maiores empresas do mercado, com ameaças para implementar ‘preço predatório’ caso eles não participassem do conluio”. 

As informações são do jornal Valor Econômico.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Wagner Beskow
WAGNER BESKOW

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 23/01/2017

Seria importante se o MilkPoint conseguisse trazer à luz todos os nomes envolvidos e não o de apenas uma empresa, como fez o Valor Econômico. Essa prática é deplorável, desonesta, daninha, destruidora e não pode, de jeito algum, ser tolerada.



A região citada há muito é percebida por nós como uma região de preços altamente deprimidos, de maneira que a logística sozinha não conseguia explicar. Agora parece estar tudo explicado.
Edmundo Pereira Furtado
EDMUNDO PEREIRA FURTADO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/01/2017

No meu ponto de vista o Cade tem que abrr mais o leque.
Qual a sua dúvida hoje?