R&R Ice Cream e Veolia convertem subprodutos de sorvetes em energia

A fabricante de sorvetes R&R Ice Cream uniu-se a um "projeto inovador" em colaboração com a Iona Capital e a companhia de gestão de recursos, Veolia, em que subprodutos do sorvete estão sendo transformados em biogás para a rede nacional de abastecimento.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A fabricante de sorvetes R&R Ice Cream uniu-se a um “projeto inovador” em colaboração com a Iona Capital e a companhia de gestão de recursos, Veolia, em que subprodutos do sorvete estão sendo transformados em biogás para a rede nacional de abastecimento.

O subproduto, consistido de açúcar, gordura e proteína, é descartado após a limpeza da linha de produção e o projeto visa o transformar em biometano -  que será usado pela Rede Nacional para aquecer as casas do Reino Unido.

A fábrica da R&R em North Yorkshire é a maior produtora de sorvete de marca própria do Reino Unido, bem como de marcas como Fab, da Nestlé, picolés Fruit Pastille, da Rowntrees, palitos de chocolate Dairy Milk, da Cadbury, sorvete Oreo e frozen iogurte Yoomoo.

O processo de transformação, disse a Veolia, assemelha-se ao corpo humano queimando calorias. Os diferentes sabores de sorvete geram níveis diferentes de energia. O sorvete de chocolate, por exemplo, fornece 10% mais energia que o de baunilha e 20% mais que o de morango.

ice cream

A vice-presidente executiva sênior da Veolia UK & Irlanda, Estelle Brachlianoff, disse: “Nesse verão, veremos o mix de energia do Reino Unido ganhar um novo sabor delicioso. E ainda melhor, agora há menos razão para sentir culpa sobre o consumo de sorvetes, porque nenhum subproduto se torna dejeto, à medida que estamos ocupados criando energia renovável com ele”, completou. 

“Esse projeto é um excelente exemplo do uso de pensamento criativo para transformar dejetos em energia verde. Inovações como essa são necessárias para garantir que o Reino Unido cumpra com as metas do governo para 2020 e é algo com o que esperamos contribuir”, frisou. 

O diretor da Iona Capital, Mike Dunn, disse: “A infraestrutura verde tem o apoio do governo e é uma área em que estamos vendo mais e mais investidores interessados. Isso é especialmente verdadeiro com autoridade local e os fundos de pensão públicas, que querem mostrar que seus membros estão investindo de forma responsável”, disse. 

A matéria-prima que vai para essa instalação seria descartada e enviada ao aterro sanitário. Não somente isso está sendo evitado de ir para o aterro já que o subproduto que sobra no final do processo é um fertilizante rico em nutrientes - que pode ser distribuído às fazendas para melhorar a produção agrícola.

A planta - que é uma das maiores plantas de energia à gás do Reino Unido - está agora totalmente funcional e contribuirá para a meta do governo de 20% de geração de energia na forma de energia verde até 2020.

As informações são do FoodBev.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?