Rótulos devem indicar presença de lactose, decide Senado
Os rótulos dos alimentos precisam indicar a presença de lactose em sua composição. É o que decidiram nesta quarta-feira, 12, os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Os parlamentares aprovaram um projeto de lei que impõe tal exigência para as embalagens. Como tramitou em caráter terminativo, a proposta poderá [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Atualmente, esse tipo de exigência já existe para o glúten, uma proteína presente na aveia, trigo, cevada, malte e centeio. Portadores da doença celíaca – uma patologia autoimune causada pela intolerância ao glúten - não podem consumir tal proteína.
Na justificativa a seu projeto, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) apresenta os resultados de uma série de estudos que apontam a "elevada" ocorrência da intolerância à lactose no Brasil. A proposta menciona que, em um dos estudos, é considerado que 50% da população brasileira, no mínimo, são afetados por essa condição. A lactose é o açúcar presente no leite e nos derivados de laticínios, como no queijo e na manteiga.
O senador Cícero Lucena (PSDB-PB), relator do projeto, apresentou parecer favorável à matéria. Entretanto, o relator propôs alterações ao projeto original de Bauer. Ele retirou a obrigação de que a indústria faça a aferição do teor de lactose dos alimentos. Segundo ele, tal exigência é um procedimento com custos significativos.
"Obrigar os produtores de todos os alimentos industrializados e comercializados no País a adotar as providências necessárias para calcular esse teor é uma medida que irá onerá-los sem se fazer acompanhar de benefícios na mesma proporção", afirmou o relator, em seu parecer.
Cícero Lucena argumentou que, em primeiro lugar, é difícil determinar o teor de lactose nos alimentos com precisão absoluta. Além disso, disse o tucano, tal teor pode variar enormemente nos diferentes lotes de um mesmo produto. Ele destacou que, do ponto de vista da pessoa com intolerância à lactose, o mais importante é saber se o alimento contém ou não o açúcar.
Os senadores da comissão concordaram com a mudança proposta pelo relator. De acordo com o projeto, caberá a uma regulamentação definir como será feita a divulgação da presença da lactose, assim como a eventual redução desse componente de um eventual alimento. A mudança entrará em vigor em até 180 dias após a publicação oficial da nova lei, se for aprovada.
As informações são do Estadão Conteúdo.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
CARAMBEÍ - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 20/11/2014
Não sei se você possui ou não casos de intolerância a lactose na sua familia, mas eu como portador desta intolerância penso que esta medida será de grande importância para nós, já que em muitos casos onde os rótulos são com letras minúsculas não consigo identificar se há ou não a utilização de leite em dado produto, e acabo passando mal devido as vezes a presença de leite. Você pode se perguntar: Então é só você evitar comer se estiver na dúvida, certo? Mas pense o seguinte, em quase tudo o que se come possui uma porcentagem de leite hoje em dia, ou seja, nossa alimentação ja está restrita a poucas coisas, então se faz necessário saber se um produto tem ou não a presença de leite.
DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/11/2014