República Tcheca tenta salvar produtores de leite por causa das sanções antirrussas

No próximo ano, as dotações vão ultrapassar dois bilhões de coroas tchecas (cerca de 74 bilhões de euros). Além disso, o país pressiona a Comissão Europeia para que esta compre laticínios usando o orçamento europeu, o que fará aumentar o preço do leite. Neste ano o preço baixou 25% na República Tcheca, segundo a edição Hospodářské Noviny.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

No próximo ano, as dotações vão ultrapassar dois bilhões de coroas tchecas (cerca de 74 bilhões de euros). Além disso, o país pressiona a Comissão Europeia para que esta compre laticínios usando o orçamento europeu, o que fará aumentar o preço do leite. Neste ano o preço baixou 25% na República Tcheca, segundo a edição Hospodářské Noviny.

“Não apelo às dotações de longo-prazo às empresas com perdas. Mas as sanções contra a Rússia foram uma decisão política que provocou restrições à importação de alguns produtos. Isto influi sobre o mercado dos laticínios. Em minha opinião, será politicamente correto indenizar os danos aos agricultores. Não podemos deixar de saber que eles não podem exportar por causa da nossa decisão política,” disse ministro da Agricultura tcheco, Marian Jurečka.

Além disso, através das compras governamentais, o Estado quer aumentar o preço do leite que em junho caiu para 7.30 coroas (no ano passado era cerca de 10 coroas). Os custos de produção de um litro de leite são de 8.50 coroas.

A última vez em que o governo tcheco interveio no mercado foi seis anos atrás. Naquela altura, o preço por litro de leite constituía 6 coroas. Em sinal de protesto, os agricultores derramaram leite nos campos. O Estado gastou então 250 mil coroas.

Em julho do ano passado, a UE e os Estados Unidos aplicaram sanções pontuais contra certos indivíduos e empresas da Rússia. Em seguida, foram implementadas medidas restritivas em relação a setores inteiros da economia russa. Em resposta, a Rússia restringiu a importação de produtos alimentares de países que impuseram as sanções. As relações entre a Rússia e o Ocidente deterioraram-se por conta da situação na Ucrânia.

As informações são da Sputnik Brasil.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?