O Fundepec-Goiás é uma entidade de direito privado criado e mantido por produtores rurais, através de doações espontâneas. Trata-se de um Fundo Indenizatório para o caso de abate sanitário de rebanhos acometidos de doenças infecto-contagiosas. O Fundo trabalha em parceria com o governo do estado repassando à Agrodefesa, 15% de sua arrecadação. Essa verba é utilizada para ações diversas do órgão governamental que, entre outras tarefas, cuida da qualidade sanitária do rebanho goiano fiscalizando e exigindo cumprimento de normas específicas. O estado de Goiás está há 20 anos sem registrar qualquer foco de febre aftosa e isso deve-se a atuação do Fundepec-Goiás e sua parceria com o governo.
Segundo Alfredo Luiz Correia, uma das próximas metas será a intensa campanha visando erradicar a brucelose e a tuberculose bovinas no estado. Será dada prioridade também à tarefa de maior divulgação do Fundo junto aos produtores, buscando mais parcerias e divulgando a importância da entidade para a pecuária O Fundepec-Goiás foi a primeira entidade no Brasil criada com esse fim. Seu trabalho tem dado bons resultados ao ponto de motivar outros estados como São Paulo, Bahia, Paraná e Paraíba. Mais recentemente, Minas Gerais tem feito uma série de consultas visando a criação de entidade similar.
Quando da visita ano passado ao Brasil por parte de técnicos da Organização Internacional de Epizootias, o Fundepec-Goiás foi elogiado no relatório final da equipe junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como sendo referência para trabalhos de parceria com o governo, na busca de qualidade sanitária para o rebanho. Os técnicos da OIE visitaram 12 estados brasileiros.
Fazem parte do Fundepec-Goiás, oito das principais entidades ligadas ao agronegócio no estado. Seis representam produtores e duas indústrias. São elas: Associação Goiana dos Criadores de Zebu-AGCZ; Associação Goiana de Avicultura-AGA; Associação Goiana de Suinocultura-AGS; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás-FAEG; Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura-SGPA; Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras-OCB; Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás-Sindileite e Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás – Sindicarne.
As informações são do E4studio.
