Analistas acreditam que o mercado de fast food é o que atualmente está direcionando o maior interesse por queijos no mundo. O Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC) disse em dezembro de 2015 que a demanda dos setores de fast food e food service poderiam ajudar os preços dos queijos a voltar a níveis normais em um futuro próximo. Além do mercado de fast food, o relatório disse que a capacidade dos consumidores de gastar dinheiro com queijos finos ajudou o mercado a se tornar mais proeminente nos últimos anos.
Uma questão que pode afetar de forma adversa o crescimento dos queijos como mercado é o prazo de validade relativamente curto do produto. O site da DCI Cheese Company diz que os queijos que têm menor prazo de validade são os macios não amadurecidos, como ricota e queijo cottage, que têm um prazo de validade de duas a quatro semanas. Por outro lado, queijos duros, como o parmesão, têm um prazo de validade de sete a nove meses. Os queijos processados podem durar até um ano.
Embora a urbanização de países como China, Coreia do Sul e Brasil tenha aumentado a demanda de cada uma dessas áreas por queijos, grandes players ainda continuam no topo. O relatório disse que a Europa detém 38,8% de participação no mercado global de queijos, com a América do Norte vindo em seguida, com 32,7%. O relatório também apontou que a Europa é o maior mercado do mundo, porém, o USDEC anteriormente disse que os Estados Unidos é que possui esse posto.
A Ásia Pacífico está vendo o maior crescimento durante o período previsto pelo relatório, à medida que a região verá um crescimento de 7,9% por ano até 2019.
As informações do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.