ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Reino Unido poderá enfrentar escassez de alimentos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/10/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Para os apreciadores britânicos de queijo, é aqui que a magia acontece. Blocos de queijo provenientes de todo o mundo são cortados e distribuídos para consumo. A empresa Harvey and Brockless assenta no apetite britânico por produtos de qualidade.

A saída do Reino Unido da União Europeia levou o proprietário a procurar versões locais de produtos estrangeiros.

"Estou pensando na charcutaria vinda de França, Itália e Espanha. Agora vemos muitos produtores locais que estão criando os seus próprios produtos"; afirma o proprietário, Nick Martin.

Os preços subiram devido à queda no valor da libra. Se não houver acordo a fim de se evitarem taxas aduaneiras entre o Reino Unido e a União Europeia são os clientes que acabarão sofrendo.

"As taxas sobre os lacticínios importados da UE podem chegar até aos 30% e isso é algo que teremos de passar aos nossos clientes. Mas existem ainda as declarações alfandegárias. O produtor que exporta para a UE tem que preencher declarações. Enquanto importadores, nós também temos que efetuar declarações e isso implica custos", explica NIck Martin da Harvey & Brockless, com sede no Reino Unido.

As taxas aduaneiras sobre produtos cotidianos variam: 

Dez por cento sobre alfaces; 48% sobre a carne picada, são dois exemplos comuns.

Os comerciantes britânicos estimam que os consumidores vão pagar 3,4 mil milhões de euros a mais todos os anos.

"Trata-se de um custo que não pode ser absorvido pelos comerciantes ou empresas. Produtos como queijo ou carne podem subir até um terço. O consumidor sai perdendo. Os consumidores britânicos querem produtos europeus de excelente qualidade e os consumidores europeus também perdem. Todos perdem", segundo William Bain, diretor de estratégia do Brexit da Associação Britânica de Comércio a Varejo.

O repórter da euronews, Tadhg Enright, acrescenta: "A ameaça que empresas como esta enfrentam não vem apenas das taxas. As variações no câmbio da moeda e os atrasos na fronteira são outros desafios. E isso pode acontecer mesmo com um acordo".

"Para os nossos fornecedores italianos de produtos de vida curta como mozzarella ou bocaccini, se ficam cinco dias fechados num caminhão isso compromete a validade do produto. Será difícil manter a continuidade nos abastecimentos", afirma Nick Martin.

Por esta altura no ano passado em que o Brexit dominava a agenda política, a ideia de escassez nos supermercados parecia algo muito distante.

Mas agora, depois de passarmos por esta pandemia, tornou-se mais claro o que a escassez de produtos significa e os efeitos no comportamento dos consumidores.

As informações são do Euronews.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures