Carr comentou que há uma maior quantidade de companhias independentes agora, mais do que há 20 ou 30 anos. “A indústria mudou fenomenalmente. Como a maioria das indústrias, as grandes companhias continuaram crescendo por meio de aquisições e muitas marcas bem conhecidas pertencentes a um pequeno número de companhias. Temos, entretanto, visto o crescimento de pequenos e médios processadores e varejistas que estão encontrando nichos em seus próprios mercados. Uma série de produtores que produzem leite agora começaram a produzir e vender seu sorvete em suas lojas rurais e galpões”.
Carr destacou que as vans para vendas de sorvete foram as mais afetadas, com múltiplas embalagens afetando as vendas e as restrições impostas pelos conselhos locais devido às licenças de comércio de rua. “Além disso, não há muito tráfego vindo para os centros da cidade. Antes, você podia ouvir os sinos (anunciando a van de sorvete) e, embora como uma associação manejemos essa ação, os edifícios têm atualmente vidros duplos e triplos, e a menos que os clientes tenham as suas janelas abertas, não ouvirão a van de sorvete!”
Tem havido também uma mudança na geografia para as vendas no Reino Unido. “As sorveterias estão surgindo em todos os lugares”, disse ela. “Considerando que tradicionalmente elas estavam à beira-mar, agora estão em fazendas, na cidade, em centros urbanos e em parques de varejo de todo o país”.
Não somente existem mais estabelecimentos, mas as opções de sabor mudaram também. “Algumas das sorveterias estão oferecendo até 70 sabores diferentes. Embora nós gostemos dos sabores tradicionais, existem muitos sabores novos e salgados chegando ao mercado. A maioria de nós gosta de coisas doces, mas gostamos de salgado também. À medida que você muda e amadurece, tem vontade de experimentar coisas menos doces e os sorvetes salgados estão se tornando muito populares”.
Alguns dos mais interessantes e incomuns sabores que Carr viu na linha salgada foram bacon e ovos, queijo e haggis (prato escocês à base de miúdos de ovinos ou bovinos). Ela disse que os sabores exóticos como curry verde tailandês se tornaram populares. “Boa parcela das pessoas está se tornando mais aventureira. Elas estão felizes em experimentar as coisas, e nossos membros estão sempre dispostos a aceitar esse desafio”.
Incorporar elementos do passado também é uma forma de encontrar novos sabores. Os moradores do Reino Unido de certa idade se lembrarão de doces como Fruit Salad, Blackjacks e Refreshers - todos que se transformaram em sabores populares de sorvete.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.