“Reconhecemos que o atual mercado para leite fluido está impactando bastante no trabalho dos produtores de leite e suas famílias”, disse a Morrisons. “Queremos ajudar. Teremos esse produto em todas as nossas lojas, oferecendo a nossos clientes a opção de apoiar os produtores de leite diretamente”.
As garrafas de 2,27 litros de leite Morrisons Milk for Farmers chegarão às prateleiras junto com o leite de preço padrão de marca própria da rede varejista.
A Morrisons, quarta maior rede de varejo do Reino Unido, disse que pediu a seus fornecedores de leite, incluindo Arla Foods, para não repassar nenhuma redução adicional no preço do leite a seus produtores.
Em julho, a Arla Foods anuciou que, a partir de 3 de agosto, reduziria seu preço pago pelo leite em 0,8 centavos de libra (1,24 centavos de dólar) por litro, para 23,01 centavos de libra (35,87 centavos de dólar) – significativamente menos do que os 30 a 32 centavos de libra (46,77 a 49,89 centavos de dólar) por litro que custa aos produtores de leite no Reino Unido para produzir o leite.
Os varejistas britânicos, incluindo o Morrisons, vêm enfrentando uma série de demonstrações em suas lojas feitas por produtores de leite que estão passando por dificuldades nas últimas semanas. No começo do mês, os produtores de leite protestaram pelo baixo preço do leite no varejo removendo grandes quantidades do produto nas lojas – uma campanha que a Farmers for Action (FFA) chamou de Milk Trolley Dash. Produtores também chegaram a levar vacas aos supermercados como forma de protesto.
A União Nacional de Produtores Rurais (NFU), que se reuniu com representantes da Morrisons semana passada, classificou a decisão da rede de lançar o Milk for Farmers como um “primeiro passo bem vindo”.
“Estamos satisfeitos que a Morrisons tenha reconhecido a situação desesperadora que os produtores estão e que os varejistas têm um papel em encontrar uma solução”, disse o presidente do Dairy Board do NFU, Rob Harrison. “Os compradores nos disseram, bem como mostraram estudos independentes, que estão dispostos a pagar mais pelo leite e o anúncio de hoje da Morrisons permitirá que eles façam isso”.
“Agora, é hora de apoiar os produtores rurais britânicos e precisamos ver os clientes da Morrisons escolhendo gastar alguns centavos a mais no leite para garantir que esse produto nutritivo e de alta qualidade continue nas prateleiras nos próximos anos”.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint.