Após o lançamento da estratégia global do Arla Group Future26, a Arla está anunciando novas ambições de crescimento no Reino Unido para os próximos cinco anos – com um forte foco no fortalecimento da sustentabilidade, valor e eficiência dos laticínios, diz a empresa.
Como parte da estratégia de crescimento, a Arla também explorará oportunidades de exportação para fora do Reino Unido pela primeira vez, bem como a necessidade de mais leite, dos produtores proprietários atuais e potencialmente novos no Reino Unido.
Nos próximos cinco anos, a Arla busca expandir seus negócios no Reino Unido por meio de uma combinação de inovação de marca própria e valor agregado em categorias priorizadas como leite líquido, iogurtes, manteiga e pastas, bebidas à base de leite e queijo. A ambição é aumentar a participação da marca na receita de 38% para 45%.
A empresa continuará liderando o setor na produção sustentável de laticínios baseada em dados que atende à meta de 1,5 grau estabelecida pelo Acordo de Paris.
A empresa está planejando investimentos de longo prazo em sua cadeia de suprimentos no Reino Unido, principais canais de vendas e marcas líderes de mercado como Arla Cravendale, Arla B.O.B, Arla Lactofree, Lurpak, Starbucks e Anchor, pois deixa claro seus planos de se tornar um nome familiar líder.
Nos próximos cinco anos, o Grupo Arla aumentará seus investimentos em mais de 40% para mais de € 4 bilhões (US$ 4,39 bilhões) em ações de sustentabilidade, inovações de produtos, expansões de capacidade e digitalização. Como o maior mercado único nos negócios globais da Arla, isso também significará maiores investimentos para as operações da Arla no Reino Unido, com foco na produção e categorias eficientes e sustentáveis e oportunidades, como leites de valor agregado, serviços de alimentação e comércio eletrônico.
Conforme anunciado anteriormente, a Arla também visa um crescimento de mais de 50% em seus negócios de varejo orgânico e foodservice no Reino Unido nos próximos cinco anos. “A ambição de crescimento e valorização é melhorar o valor dos laticínios para nossos consumidores por meio de produtos de alta qualidade que atendam às suas demandas, para nossos clientes de varejo e serviços de alimentação à medida que agregamos valor e crescimento da categoria, e para os produtors por meio de um preço sustentável” diz Ash Amirahmadi, diretor administrativo da Arla Foods UK.
“O leite que entra em produtos como Cravendale, B.O.B e Lactofree vem das fazendas da Arla, onde nossos proprietários já estão entre os produtores de leite mais eficientes em termos climáticos do mundo, produzindo leite com cerca de 50% menos emissões do que a média global. Mas com a ambição de reduzir as emissões nas fazendas em mais 30% até 2030, ainda são necessários grandes investimentos nas fazendas. Portanto, no Reino Unido, nossa estratégia Future26 se concentrará implacavelmente na criação do valor máximo de todo o nosso leite, permitindo que os produtores de leite invistam mais em medidas de sustentabilidade de longo prazo nas fazendas”.
Melhorar a rentabilidade do leite líquido do Reino Unido
O leite fluído será a principal categoria da Arla no desenvolvimento da agenda de sustentabilidade da fazenda à loja. A Arla trabalhará com seus clientes para liderar a proposta de sustentabilidade da categoria e melhorar significativamente a lucratividade para que seus produtores possam cobrir seus custos crescentes e também investir na agenda de sustentabilidade na fazenda.
“Há vários anos, indicamos que a falta de lucro no leite líquido de marca própria no Reino Unido não é sustentável. Ele oferece pouca ou nenhuma lucratividade para os produtores e é uma categoria do setor de laticínios do Reino Unido onde o mercado não está entregando valor aos agricultores. É insustentável. Isso se torna ainda mais crítico pelo fato de que os custos de produção de leite estão aumentando como nunca antes e nossos produtores continuam sofrendo uma inflação significativa”, diz Amirahmadi.
Explorar o potencial de exportação
À medida que a demanda global por laticínios continua superando a oferta internacional, o valor do leite e dos produtos lácteos no mercado mundial mudou para um nível novo e sustentado. Essa mudança significa mais oportunidades para a Arla aumentar o valor de seu leite no Reino Unido e, posteriormente, os retornos para os produtors que possuem a cooperativa.
Como parte de sua estratégia Future26, a Arla também explorará oportunidades para começar a exportar leite cru do Reino Unido para abastecer a cadeia de suprimentos global da Arla e iniciou testes para transferir o leite para seus locais de processamento na Europa como forma de suprir suas crescentes vendas internacionais de produtos lácteos e para melhorar a lucratividade do leite do Reino Unido para seus proprietários de produtors britânicos e europeus.
Peter Giørtz-Carlsen, vice-presidente executivo da Arla Foods Europe comenta: “Com produtores de leite em toda a Europa, temos a oportunidade de usar a escala de nossa cooperativa para criar o máximo valor do leite produzido em nossas fazendas. A demanda por produtos lácteos da Arla está crescendo no Sudeste Asiático, Oriente Médio e África Ocidental e, portanto, é natural explorarmos como podemos utilizar melhor nosso pool de leite europeu para atender a essa demanda. Isso inclui o leite de nossos proprietários produtores britânicos”.
Para fornecer a escala de crescimento em sua estratégia global e no Reino Unido, a Arla explorará a necessidade de recrutar mais leite de produtores atuais e potencialmente novos, inclusive no Reino Unido.
Estima-se que a demanda global por laticínios nos próximos cinco anos continue aumentando 2% ao ano. No entanto, há sinais claros de produtores de leite em todo o mundo de que os aumentos na oferta necessários para atender à crescente demanda global agora são muito menos certos.
“Para atender a essas demandas futuras e manter a relação custo-benefício de nossa cadeia de suprimentos, daremos as boas-vindas e continuaremos apoiando os membros que desejam nos ajudar a aumentar nosso pool de leite, aumentando sua oferta e expandindo seus negócios de forma sustentável. Embora não estejamos recrutando a partir de agora, também investigaremos oportunidades para abrir gradualmente para novos membros ou leite contratado que compartilhem o compromisso de nossos produtores de produzir leite de alta qualidade de forma mais sustentável”, diz Amirahmadi.
As informações são do Dairy Industries International, adaptadas e traduzidas pela equipe MIlkPoint.