Regulamentação da produção de queijo de leite cru no Paraná é debatida

A regulamentação da produção de queijo de leite cru no Paraná também é motivo de discussão entre a cadeia produtiva. Durante a 57ª ExpoLondrina, encerrada em 8 de abril, o assunto foi o tema de uma mesa redonda organizada pela Emater.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

A regulamentação da produção de queijo de leite cru no Paraná também é motivo de discussão entre a cadeia produtiva. Durante a 57ª ExpoLondrina, encerrada em 8 de abril, o assunto foi o tema de uma mesa redonda organizada pela Emater.

Segundo a engenheira agrônoma do instituto, Marli Parra Peres, que coordenou o debate, na Região Metropolitana de Londrina, o município de Tamarana possui tradição na produção de queijo a partir do leite cru. Os produtores presentes ao evento puderam conhecer o exemplo da produção na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. "A intenção é tornar o queijo produzido em Tamarana tão reconhecido quanto o da Serra da Canastra", explicou. Hoje, os produtos fabricados na região são comercializados informalmente. 

O médico veterinário e gerente de inspeção de produtos de origem animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Carlos Henrique Siqueira Amaral, disse que, para a produção de queijo em pequenas propriedades, a principal exigência da atual legislação é a pasteurização do leite, para garantir a segurança sanitária do produto. Amaral também reforçou a importância de o estabelecimento industrial ser registrado e fiscalizado pelas autoridades competentes. "É necessário, ainda, registrar todos os produtos de origem animal."

Já o produtor e presidente da Associação de Produtores de Queijo Canastra, João Carlos Leite disse que toda a organização e regularização da cadeia produtiva artesanal do queijo feito de leite cru em sua região teve por base uma legislação de seu Estado, que especificou regras para a produção e comercialização do queijo. Essa organização garantiu ainda a conquista do selo de Indicação Geográfica.

Ele ressaltou ainda que a conquista dos produtores mineiro só veio depois da união e organização de todos para a implantação dos quatro princípios básicos para a produção de queijo de leite cru com 100% de segurança alimentar: uso de água potável; animais livres de zoonoses; boas práticas de ordenha e fabricação; e rastreabilidade da produção. Para ele, Tamarana pode seguir o mesmo caminho, pois possui importantes características para a produção de queijos de boa qualidade. O modelo e as tecnologias empregadas na Serra da Canastra foram importados da França.

O presidente da associação mineira, ressaltou que, atualmente, o principal empecilho para a produção desse tipo de queijo artesanal ainda é a legislação brasileira. Mas o panorama pode mudar em breve. No mês passado, um decreto (9.013/2017), assinado pelo presidente Michel Temer, que dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, abre caminhos oficiais para a produção de queijo feito de leite cru no Brasil. "Mas o Brasil ainda precisa de muitas pesquisas e de uma mudança de mentalidade", alertou.

As informações são da Folha de Londrina. 
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Vilma Lucia Costa Klaim
VILMA LUCIA COSTA KLAIM

MARABÁ - PARÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 24/03/2019

quero conhecer uma prenssa de queijo artesanal
Hermenegildo de Assis Villaça
HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 20/04/2017

Queijo artesanal,ou feito com leite pasteurizado, ou melhor ,com leite de rebanhoLIVRE.




Qual a sua dúvida hoje?