Dois anos após seu primeiro corte em 20% no preço de seu leite da marca Coles, para apenas A$ 2 (US$ 2,05) por dois litros, a rede divulgou um vídeo de três minutos em sua página do Facebook que mostra os argumentos da companhia na forma de desenho animado.
O vídeo afirma que os processadores de leite pagam aos produtores o mesmo valor por seu leite, independente se esse será vendido como marca privada de supermercados ou como produtos de marca, e que a Coles absorveu o impacto do corte de preços.
“Se você observar o preço varejista do leite da marca Coles de dois litros, em média, a participação da Coles caiu de cerca de 55 centavos ( 56,46 centavos de dólar) antes do corte de preços para apenas 10 centavos (10,26 centavos de dólar) depois – o processador continua ficando com cerca de A$ 1 (US$ 1,02) e a participação do produtor aumentou um pouco, de 86 centavos (88,28 centavos de dólar) para 90 centavos (92,39 centavos de dólar)”, diz o vídeo. “Porém, ao reduzir o preço do leite, a Coles já economizou das famílias australianas mais de A$ 100 milhões (US$ 102,65 milhões) de seus gastos com compras”.
Imagem postada no Facebook (clique na imagem para ampliá-la)
Entretanto, os usuários do Facebook criticaram a Coles pelo vídeo. O usuário Gigi Robertson perguntou: “Então, como vocês explicam porque os produtores de leite estão deixando a indústria em massa? Estão quebrando devido à guerra do preço do leite que a Coles causou!”. Um porta-voz da Coles respondeu: “Os maiores custos dos insumos, o alto dólar e os mercados de exportação mais fracos estão causando os problemas para alguns na indústria, mas é errado culpar a Coles por isso”.
O porta-voz da Dairy Farmers Austrália, Nick Greene, disse que a campanha tratou de forma superficial o impacto que esse forte desconto tem em outras partes da cadeia de fornecimento, fazendo com que as pessoas comprem menos leite com marca própria, que fornece maiores margens aos processadores e produtores. “Isso pode gerar benefícios aos consumidores, mas é necessário haver um equilíbrio entre o que os consumidores pagam e a saúde da indústria primária”.
O chefe da matriz da Coles, a Wesfarmers, Richard Goyder, disse que era “absolutamente sem sentido” culpar a Coles pelos problemas dos produtores de leite, dizendo que seus problemas são resultado da reestruturação e da desregulamentação do setor.
O presidente da União de Produtores de Leite de Victoria, Kerry Callow, disse que a informação de que os produtores de leite recebem 90 centavos (92,39 centavos de dólar) é imprecisa. “Francamente, eu não conheço nenhum produtor na Austrália que esteja recebendo esse preço”.
O porta-voz da Coles, Jim Cooper, disse que a companhia usou dados do Dairy Austrália para fazer o vídeo.
A reportagem é do The Australian e do ABC Rural, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
