Ranking dos maiores laticínios 2012: primeiros colocados mantêm posições mas perdem volume

O resultado do Ranking dos maiores laticínios do Brasil, realizado em parceria entre a Associação Leite Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios, Organização das Cooperativas Brasileira e pela Embrapa Gado de Leite, mostrou que as três maiores captadoras de 2011, apesar de terem apresentado redução em suas captações, ainda mantiveram suas posições em 2012.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

O resultado do Ranking dos maiores laticínios do Brasil, realizado em parceria entre a Associação Leite Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL), Organização das Cooperativas Brasileira (OCB) e pela Embrapa Gado de Leite, mostrou que as três maiores captadoras de 2011, apesar de terem apresentado redução em suas captações, ainda mantiveram suas posições em 2012.

A DPA (joint venture entre Nestlé e Fonterra) no topo da lista, mesmo apresentando uma queda de 7,8% na captação com relação a 2011, ainda foi responsável por 1,9 bilhão de litros de leite recepcionados no país.

O segundo lugar continuou representado pela LBR – Lácteos Brasil (fusão entre Bom Gosto e Leitbom) com 1.576.800 bilhões de litros, a qual neste último ano reduziu suas captações em 6,3%. O terceiro lugar novamente foi ocupado pela mineira Itambé, captadora com a maior redução registrada - 13,2% -, que foi responsável pela recepção de 955.000 milhões de litros.

Vale destacar que os maiores aumentos na captação registrados ocorreram em empresas nacionais como a Confepar (21,6%) e Laticínios Bela Vista (28,4%), seguidos pela francesa Danone com 19,8% de crescimento.

Castrolanda e Batavo, que não apareceram no ranking anterior, após parceria firmada no ano passado, somaram volumes de captação e figuraram bem neste novo ranking ocupando o 7º lugar.

A Brasil Foods, dona das marcas Batavo e Elegê, e a Tirol não fornecem dados para o ranking e, caso o fizessem, provavelmente estariam listadas entre as maiores captadoras de leite.

No total, as 13 maiores empresas recepcionaram 8.401.926 bilhões de litros em 2012, 37,6% do total captado segundo dados do IBGE. O volume recepcionado por essas empresas foi 1,6% superior ao de 2011, provenientes de 60.979 produtores de leite. Ao passo que o número de fornecedores caiu 4,1%, a média de litros captados por dia por produtor subiu 3,1%, o que representa um aumento na produtividade média.



A matéria é do MilkPoint com informações da Leite Brasil.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fabio Lafeta Rebello Filho
FABIO LAFETA REBELLO FILHO

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/05/2013

Vivemos um momento de transição no mercado lácteo, as fusões e incorporações está concentrando ainda mais o mercado de proteínas, as grandes estão se fundindo e a Itambé entrou neste processo para poder crescer e se tornar ainda mais competitiva.

Nós produtores precisamos nos agrupar em cooperativas para sermos fortes e que elas nunca deixem de ser realmente cooperativa.

CCPR terá um papel muito importante no mercado brasileiro, captando cada vez mais leite e precisa continuar sendo dona de indústrias, porque sem elas poderemos nos tornar reféns dos grandes grupos, diga-se DPA, BRF, LBR, JBS, etc.

CCPR/Itambé, precisa crescer e se tornar a maior captadora do país, com apoio das nossas cooperativas singulares e produtores cooperativados.

Olhem o que está acontecendo com o mercado de carnes no Brasil, tanto bovina , suína ou de frangos, concentrando em 05 grupos, e eles também estão aí nos Lácteos.!?

O preço do boi gordo está sob controle, sem lucratividade nenhuma para o produtor de carne.
ROBSON CARLOS DORNE
ROBSON CARLOS DORNE

VERA CRUZ DO OESTE - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/05/2013

Com base no primeiro trimestre de 2013, Acredito em um ano promissor para a pecuária leitera com um custo menor em relação ao ano de 2012. Com um aumento de preço no campo os produtores a tempo aguardavam essa melhora. Cada vez mais a produção voltada para a qualidade e eficiência nas propiedades . Agora DPA na região oeste do Paraná. Como é que mais captou leite em 2012 traga boas melhoras aos produtores.
José Aparecido dos Santos
JOSÉ APARECIDO DOS SANTOS

MARINGÁ - PARANÁ

EM 03/05/2013

São dados que não dá para ter a compreensão!! Laticinios bem colocados e devendo altos valores para o mercado, se não houvesse o BNDS investindo o dinheiro do povo brasileiro, estes já teriam quebrados!! Esta certo que iniciaram compras e compras de outros Laticinios, inchando seu quadro funcional com altos salários e depois fazem dispensa e não pagam seus colaboradores e buscam intervenção de recuperação financeira!! Até aonde vamos com tantos problemas de ordem de acertos de cada Indústria/Laticinio e quem paga o pato, somos nós consumidores e quem paga a conta total....
ADILSON ANTUNES DE SOUZA
ADILSON ANTUNES DE SOUZA

REGISTRO - SÃO PAULO

EM 03/05/2013

Laticinios Tirol, com certeza em 2013 estará nesse ranking
Hugo Werle
HUGO WERLE

NOVA PETRÓPOLIS - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE

EM 03/05/2013

Olá!!!



Qual é a participação no ranking em volume de leite captado pela COSULATI e pela Cooperativa Petrópolis - PIÁ, no ano de 2012?



Abraço,



Hugo Werle.
FAZENDA DO RIACHO
FAZENDA DO RIACHO

MATOZINHOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/05/2013

Com a recente fusão Itambé/Vigor, além da situação atual da LBR,  tudo indica que teremos uma dança de cadeiras no ranking em 2013.   Me parece que haverá uma competitividade maior pela captação do leite, o que pode melhorar a renda do produtor.

Lúcio Machado
Qual a sua dúvida hoje?