2017 marca uma nova era para a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), no qual a inovação foi a principal marca. Com a criação do Circuito Nacional da Raça Holandesa, a entidade teve a experiência de uma exposição nacional em cinco estados brasileiros. O circuito iniciou em Belo Horizonte, Minas Gerais, em seguida foi na cidade de Esteio, Rio Grande do Sul. A terceira etapa foi em Santa Teresa, no Espírito Santo, depois Chapecó, em Santa Catarina, e por fim, voltando ao passado na região onde a história da raça Holandesa se confunde com a história da cidade, Guaratinguetá/SP, fechando o circuito com chave de ouro.
Encontro das Campeãs recebe convidados de várias partes do Brasil
Nessas cinco etapas, participaram dos julgamentos 683 animais de 125 expositores, com um seleto grupo de juízes da raça Holandesa nacional e internacional a fim de ministrar os trabalhos. Além de julgar as etapas, eles escolheram os ‘melhores’ entre os ‘melhores’.
Segundo a ABCBRH, o circuito é a maneira mais democrática para expor os animais e mais fácil para que todos os estados do país possam ter um pouco de uma ‘nacional’ em seu estado. Com isso, os custos aos expositores e criadores se tornam mais baixos, novas regiões são incentivadas, o mercado aumenta com a venda de animais e também, barreiras sanitárias que serão impostas pelo Ministério da Agricultura no controle de erradicação de febre aftosa são dribladas.
Um momento de festa e confraternização aconteceu ao final da última etapa do circuito, na cidade de Guaratinguetá-SP. O jantar de premiação dos melhores do Circuito, o “Encontro das Campeãs”, foi marcado por uma calorosa recepção de várias autoridades, parceiros, representantes das filiadas, empresas e amigos da raça de várias regiões do país. No evento, foram conhecidos os melhores animais de cada categoria, a Grande Campeã do Circuito, o melhor expositor e o melhor criador nas variedades vermelho e preto e branco.
O Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Reinaldo Figueiredo ressalta que a união é fundamental para alcançar o sucesso
O presidente da Associação Brasileira e criador Reinaldo Figueiredo estava emocionado por ver tanta gente reunida e comemorando.
A grande Campeã do Circuito variedade Vermelho e Branco foi a vaca MENGE REDBUST D2689, de propriedade de Armando Eduardo de Lima Menge, da cidade de Pouso Alegre, MG. O Melhor expositor e Melhor Criador na variedade Vermelho e Branco foi Marcio Maciel Leite, da cidade de Cruzília, MG.
A Grande Campeã do Circuito variedade Preto e Branco foi a vaca BORG LUTSKE COUSTEAU ATWOOD 150 FIV, de propriedade de Carlos Jacob Wallauer, da cidade de Salvador do Sul, RS. O Melhor expositor e Melhor Criador na variedade Preto e Branco foi Mauro Antônio Costa de Araújo, da cidade de Sete Lagoas, MG.
“Espero que tenhamos correspondido às expectativas. Para mim, a raça Holandesa fica cada dia mais forte, e com fé em Deus vamos devagar e sempre, na esperança de que todos os nossos projetos sejam alcançados. Temos que ser criativos e unidos para deixar que nossa raça cresça e mereça seu lugar de respeito. Vamos todos juntos fazer história!”, comenta Reinaldo.
Autoridades prestigiam o evento: o coordenador da Leite Show, Pedro Guimarães; o presidente da ABCBRH, Reinaldo Carlos Figueiredo; o presidente da Associação Paulista, Richard Ribeiro; o primeiro vice-presidente da ABCBRH, José Ernesto W. Ferreira e o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva
As informações são da Assessoria de Imprensa, adaptadas pela Equipe MilkPoint.