Rabobank: Preços ao produtor devem continuar em níveis baixos durante 2015

O Rabobank divulgou relatório sobre os principais produtos agrícolas com perspectivas de mercado para o terceiro trimestre deste ano. As projeções para o leite indicam que o mercado não deve apresentar recuperação no curto prazo.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O Rabobank divulgou relatório sobre os principais produtos agrícolas com perspectivas de mercado para o terceiro trimestre deste ano. As projeções para o leite indicam que o mercado não deve apresentar recuperação no curto prazo.

Oferta e demanda

De acordo com o IBGE, os laticínios adquiriram 6,1 bilhões de litros no primeiro trimestre de 2015, queda de 1% em comparação com o mesmo período do ano passado. A menor captação reflete a demanda mais fraca por leite e derivados em 2015.

Gráfico 1. Produção inspecionada de leite

Fonte: IBGE

Com o desemprego aumentando e a renda real em queda desde fevereiro, diversas categorias vem apresentando queda nos volumes de venda. A demanda enfraquecida tem limitado a recuperação nos preços para toda a cadeia, fenômeno que ocorre normalmente no segundo trimestre do ano em função da sazonalidade da produção. O preço pago ao produtor em junho ficou 10,8% abaixo do mesmo período do ano passado, cotado a R$1,04/litro (média nacional Cepea valores brutos).

Pontos de atenção

Até o final de maio, a balança comercial para o setor piorou consideravelmente em relação a 2014. O gráfico abaixo apresenta esse cenário, mostrando ao aumento do déficit na balança comercial de lácteos em 2015.

Gráfico 2 – Saldo da balança comercial de lácteos

Fonte: MDIC; Elaboração: MilkPoint Inteligência

As maiores importações em 2015 explicam parcialmente a queda na produção no primeiro trimestre em um cenário de enfraquecimento da demanda. Em termos de reajuste de preços, o leite e os derivados apresentaram variação de 3,23% até o final de maio, valor inferior aos 5,23% para índice geral do IPCA no mesmo período.

Perspectivas

O custo operacional estimado acumula aumento de 4,6% nos últimos 12 meses, enquanto que o preço pago ao produtor recuou 8% durante o mesmo período. Como consequência, as margens no campo estão sob pressão e devem desestimular a produção nos próximos meses.

Dado o enfraquecimento da demanda e as pressões adicionais da balança comercial, parece claro que os preços ao produtor devem permanecer abaixo da curva registrada para o mesmo período de 2014.

A recuperação do leite em pó no mercado internacional só deve acontecer a partir de 2016, o que significa que o cenário continuará desafiador para a balança comercial.

As informações são do Rabobank, adaptadas pela Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

darlani  porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/07/2015

No mercado os produtos oferecidos ao consumidor  só  estão aumentando de prêço, para mim , estamos sendo na maioria,  roubados, e o pior as importações estão  em crescimento, aí fica difícil!
Qual a sua dúvida hoje?