Queijos Bubalinas conquista selo de pureza 100% búfalo

A Queijos Bubalinas acaba de ser certificada com o Selo de Pureza 100% Búfalo, da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo (ABCB). O selo garante que a mozzarella produzida pela empresa é feita exclusivamente com leite de búfala, sem a adição de leite de vaca ou de outras substâncias.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Selo de Pureza 100% BúfaloA Queijos Bubalinas acaba de ser certificada com o Selo de Pureza 100% Búfalo, da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo (ABCB). O selo garante que a mozzarella produzida pela empresa é feita exclusivamente com leite de búfala, sem a adição de leite de vaca ou de outras substâncias.

Com sede no município de Alpinópolis, a Queijos Bubalinas buscou, por meio da certificação, um atestado de qualidade visando a diferenciação dos seus produtos derivados de leite de búfala.

O Programa de Pureza da ABCB prevê a análise de DNA de amostras das marcas de mozzarella de búfala mais conhecidas no País. A última rodada de análises, realizadas pelo laboratório Myleus Biotecnologia durante o ano de 2016, demonstrou que, das 20 marcas coletadas no mercado, apenas 14 tiveram sua pureza atestada. O Instituto Totum, organismo de certificação, é o responsável pelo gerenciamento, coordenação e fiscalização do programa.

Rigor de pureza – A mozzarella de búfala vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Atualmente, a produção no País cresce cerca de 20% ao ano. O problema é que o rigor de pureza da receita italiana muitas vezes não é respeitado pelos fabricantes, que adicionam grandes quantidades de leite de vaca durante a fabricação do produto e não informam isso ao consumidor nos rótulos. O resultado é um produto menos saudável, uma vez que o leite de búfala possui mais cálcio, vitaminas, proteínas e menos colesterol que o leite de vaca.

Outro problema é a utilização de substâncias branqueadoras para mascarar o queijo impuro. A cor branca da mozzarella de búfala se deve à ausência de betacaroteno do leite desse animal. O queijo produzido com leite de búfala também contém menos sódio que o similar de vaca.

A ABCB aconselha ao consumidor que procure as marcas com o Selo de Pureza 100% Búfalo em suas embalagens. A certificação é a única garantia de que o queijo é realmente composto de leite de búfala, mesmo em períodos de menor oferta de leite do animal.

Mais sobre o Selo de Pureza 100% búfalo

Criado há 14 anos pela ABCB, o Selo de Pureza 100% Búfalo realiza análises em marcas que participam de seu programa de pureza e concede, aos laticínios filiados, o direito de usar a marca Selo de Pureza 100% Búfalo em embalagens de produtos, desde que sejam produzidos exclusivamente com leite de bubalinos, sem adição de leite de vacas ou outras substâncias.

Mais sobre o Instituto Totum

O Instituto Totum é um organismo de certificação que atua no mercado de auditorias independentes, selos e programas de autorregulamentação desde 2004. Fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a operacionalização de projetos que visam a integração e o desenvolvimento das cadeias de negócios, por meio de selos e certificações setoriais. Atualmente, gerencia mais de uma dezena de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos. 

As informações são da Assessoria de Imprensa.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?