Queijo fino nacional, típico do sudoeste do Paraná, é preparado para o mercado

O queijo típico do sudoeste do Paraná, o "Santo Giorno", está preparado para entrar no mercado nacional e internacional. O produto, carregado de identidade territorial, é desenvolvido desde 2010 e, semana passada, consumidores da região participaram de uma análise sensorial. Ao provar o produto, que está situado na categoria de queijos finos, responderão um questionário de aceitação, do qual as informações serão utilizadas para a formatação e aprimoramento do produto.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

O queijo típico do sudoeste do Paraná, o "Santo Giorno", está preparado para entrar no mercado nacional e internacional. O produto, carregado de identidade territorial, é desenvolvido desde 2010 e, semana passada, consumidores da região participaram de uma análise sensorial.

A análise sensorial foi uma das fases do Projeto Santo Giorno, trabalhado na região por meio de parceria com diversas entidades. Durante a degustação, os consumidores provaram dois tipos do queijo, com maturação de 60 e 180 dias. Ao provar o produto, que está situado na categoria de queijos finos, responderam um questionário de aceitação, do qual as informações serão utilizadas para a formatação e aprimoramento do produto.

Célio Bonetti, diretor da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, conta que o Projeto hoje integrado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campi de Francisco Beltrão e Pato Branco, Sebrae/PR, Agência e a entidade italiana Associação Bellunesinel Mondo, teve como primeiros passos um diálogo entre as famílias Mezzomo, de Coronel Vivida, e a Belluno, na Itália, em 2006. Depois, em 2010, foi criado uma proposta que originou o Santo Giorno.

"Criamos um produto com intervenção de alta tecnologia na cadeia produtiva láctea. Um processo que refletirá direta e, indiretamente, nos elos da cadeia, da qualidade do leite até chegar ao consumidor, determinando um produto típico do Sudoeste", descreve Bonetti. Na prática, o queijo fino Santo Giorno só poderá ser produzido no território da região. Qualquer produto feito fora, com as mesmas características, terá que levar o rótulo "tipo Santo Giorno", como acontece com queijos famosos no mundo, como o Grana Padano.

O professor e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UTFPR – Campus de Francisco Beltrão, João Francisco Marchi, detalha que a universidade foi responsável pela pesquisa técnica e científica no desenvolvimento do produto que tem como diferencial, entre outras características, um fermento autóctone, criado a partir de leite produzido na região.

"A maioria dos queijos produzidos utiliza o fermento importado. No nosso caso, o desenvolvimento do fermento láctico partiu de leite coletado de diversos produtores e pequenos laticínios da região. Em laboratório, foram realizadas etapas de fermentação e isolamento de cepas de bactérias benéficas e específicas do queijo a ser produzido", explica Marchi.

MERCADO

O consultor do Sebrae/PR, Sabino Oltramari, detalha que foi solicitado o registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para depois passar a comercialização.

"Hoje estamos com os processos em andamento e assim que tivermos o registro no Mapa, pretendemos já em 2016 atingir o mercado do Sul e, até 2018, estar com o Santo Giorno no mercado nacional. Depois buscar a exportação de um produto com denominação de origem geográfica, o que será mais um diferencial de mercado", comenta Oltramari.

De acordo com o consultor, hoje quatro agroindústrias, laticínios situados em Renascença, Verê, Coronel Vivida e Bom Jesus do Sul já estão preparados para produzir o queijo fino. Isso poderá ser ampliado, na medida em que interessados atinjam os requisitos técnicos, sanitários e de qualidade para a fabricação.

As informações são do Jornal Novo Tempo.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Elio jose spohn
ELIO JOSE SPOHN

CAMPOS NOVOS - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/12/2017

Bom dia experimentei o queijo da fabricação   dessa empresa  e muito bao mesmo  eu gostaria que me mandasse os preços  e os tamanhos  meu emil   elio.spohn@yahoo.com   muito obrigado    ELIO SPOHN
Piratan Araujo Filho
PIRATAN ARAUJO FILHO

ÁGUA DOCE - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/08/2015

Um  produto de qualidade superior à altura dos melhores europeus, parabéns é muito sucesso!!!
Qual a sua dúvida hoje?