Queijo feito na Serra da Canastra conquista premiação internacional
O queijo "Instância Capim Canastra" produzido em São Roque de Minas conquistou o segundo lugar em um dos principais concursos de queijos do mundo, realizado na França. O Mondial du Fromage de Tours. O produto foi o primeiro brasileiro a conquistar medalha no torneio. A categoria que premiou o alimento foi "massa prensada não cozida de leite cru de vaca", onde concorreram mais de 600 queijos de 23 países.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
A categoria que premiou o alimento foi “massa prensada não cozida de leite cru de vaca”, onde concorreram mais de 600 queijos de 23 países.
A produção é feita em uma fazenda cercada pelas montanhas da Serra da Canastra. O leite utilizado é do gado Caracu, de origem europeia. O conhecimento é herança dos primeiros portugueses que colonizaram a região. A família que produz o queijo mantém a tradição há quase 200 anos.
O leite chega a queijaria para um processo que dura, no mínimo, 22 dias. O modo de produção artesanal é tombado como patrimônio cultural e imaterial do país.
A premiação abriu mercado. Para comprar o queijo premido é necessário entrar em uma fila de espera e aguardar no mínimo 20 dias. A peça pode chegar a custar R$ 800.
A valorização oportunizou outra conquista. O produtor conseguiu recentemente o selo nacional para vender a iguaria fora do estado de Minas Gerais.
As informações são do portal G1.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

NATIVIDADE - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 26/06/2015
Até que enfim sai uma boa notícia sobre leite. Parabéns ao nosso CANASTRA.