Queijo é 'tão viciante quanto heroína', apontam cientistas

Cientistas americanos se juntaram para estudar e descobrir em qual alimento um grupo de estudantes era mais 'viciado', medindo os resultados em comparação com uma escala de vícios da universidade americana "Yale". Após as pesquisas, eles descobriram que os alimentos que aparecem no topo da tabela podem ser relativamente comparados à drogas viciantes, já que são altamente processados e rapidamente absorvidos pelo organismo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Um novo estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, afirma o que você já sabia dentro de seu coração: sim, o queijo é um alimento que pode deixar você viciado.

Após coletar dados de cerca de 500 alunos, que completaram o programa de pesquisa Yale Food Addiction Scale (ou seja, a "escala de vício em comida de Yale"), os estudiosos descobriram que alguns alimentos são mais viciantes por conta da forma como eles são processados — e como você pode imaginar, quanto mais processado e gorduroso, mais viciante.

A pizza foi um dos alimentos considerados mais viciantes pelos alunos testados e, segundo os pesquisadores, o culpado é o queijo. O vício acontece por conta da proteína caseína, que é encontrada em todos os produtos que vêm do leite.

Durante a digestão, essa proteína libera opiáceos, que são substâncias derivadas do ópio. São esses opiáceos que vão ativar os receptores de dopamina, que estão diretamente ligados ao controle dos movimentos, aprendizado, humor, cognição e memória. São esses receptores que vão otimizar a característica viciante do alimento.

Isso significa que agora você tem uma explicação científica para a sua total falta de controle diante de uma mesa cheia dos mais variados e deliciosos pedaços de queijo.

As informações são da RedeTV e do portal Mega Curioso.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?