Queijo Artesanal Serrano abre caminho para Indicação Geográfica

Três volumes de documentos fruto de vários anos de pesquisas e catalogação de dados resultou no dossiê que pleiteia a Indicação Geográfica (IG) do Queijo Artesanal Serrano (QAS). Eles foram entregues ao chefe da Seção de Difusão Regional de Santa Catarina, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI, Araken Alves de Lima. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (04) durante Seminário de Indicação Geográfica, no Orion Parque Tecnológico.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Três volumes de documentos fruto de vários anos de pesquisas e catalogação de dados resultou no dossiê que pleiteia a Indicação Geográfica (IG) do Queijo Artesanal Serrano (QAS). Eles foram entregues ao chefe da Seção de Difusão Regional de Santa Catarina, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, Araken Alves de Lima. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (04) durante Seminário de Indicação Geográfica, no Orion Parque Tecnológico.

Duas palestras ilustraram os anos de pesquisas conjuntas entre a Epagri e a Emater até compor o dossiê que foi entregue para análise pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O processo vai embasar a avaliação da instituição sobre concessão ou não da indicação.

Mais de 300 pessoas principalmente produtores de queijos prestigiaram a solenidade, pois esta poderá ser a primeira certificação desta natureza para queijos do Brasil. A região geográfica delimitada como produtora do QAS abrange os Campos de Cima da Serra e compreende os 18 municípios da Amures e 16 da região nordeste do RS, totalizando 34 mil quilômetros quadrados.

São aproximadamente 3,5 mil famílias - sendo 2 mil em Santa Catarina e 1.500 no Rio Grande do Sul - que produzem o queijo utilizando somente leite da propriedade. Ele faz parte da tradição, da alimentação e da renda das famílias da região desde 1.700. 

As informações são do São Joaquim Online, resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?