Queda de energia elétrica prejudica produtores de leite em Quatis, RJ

Produtores de leite de Quatis, no Sul do Rio de Janeiro, estão tendo prejuízos por causa das constantes quedas de luz. Segundo eles, diariamente as propriedades ficam sem energia elétrica. Na região tem mais de 200 produtores de leite. Marco Aurélio Carvalho Fonseca é um dos pecuaristas. Ele produz mais de mil litros por dia. Mas sem luz, está tendo prejuízos. "Tudo aqui é mecanizado e tudo gira em torno da energia. O leite tem que ser resfriado para os laticínios a 3,5ºC por exemplo".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Produtores de leite de Quatis, no Sul do Rio de Janeiro, estão tendo prejuízos por causa das constantes quedas de luz. Segundo eles, diariamente as propriedades ficam sem energia elétrica. Na região tem mais de 200 produtores de leite. Marco Aurélio Carvalho Fonseca é um dos pecuaristas. Ele produz mais de mil litros por dia. Mas sem luz, está tendo prejuízos. "Tudo aqui é mecanizado e tudo gira em torno da energia. O leite tem que ser resfriado para os laticínios a 3,5ºC por exemplo". 

O produtor rural Humberto Pineschi Neto está com o mesmo problema. Ele conta que desde o dia 4 de janeiro, já ligou 12 vezes para concessionária de energia. E até agora nada foi feito. "Perdi dinheiro por causa do leite que estava com qualidade inadequada e perdi vacinas também de febre aftosa, raiva, que estavam sendo armazenadas para uma parte do rebanho ainda não vacinada. Mesmo ligando para reclamar, não aparece ninguém para ajudar", declarou. 

Os produtores contam que em todas as propriedades falta luz todos os dias. As vezes eles ficam 12 horas direto sem energia. E como se não bastasse esse problema, tem também o das estradas. Buracos e lama impedem o escoamento da produção. E o pior: atrapalham a manutenção da rede elétrica. "A concessionária Light alega que não tem como chegar nas fazendas por problema nas estradas, só que eles têm um carro 4x4. Se a gente chega, como que eles não podem chegar?", questiona um produtor rural. O secretário de Obras de Quatis, Cezar Calazar, disse que a prefeitura tem material necessário para fazer a manutenção da estrada.

"Nós temos três retroescavadeiras, uma patrol e três caminhões transportando material para esta estrada continuamente. Estamos tendo um trabalho emergencial para, depois que passar o período das chuvas, a gente iniciar um trabalho de manutenção, com corte de árvores e uma série de outras tarefas", disse. Enquanto esperam a solução, os produtores se viram como podem - investindo em geradores, por exemplo.

Em nota enviada à produção do jornal, a Light, concessionária de energia responsável pelo fornecimento em Quatis, disse apenas que está fazendo serviços de manutenção preventiva na rede elétrica da cidade. 

Leia também:

MG: cortes de energia prejudicam mais de 4 mil produtores rurais

E você? Já passou ou passa por situação semelhante? Deixe o seu comentário no box abaixo:

As informações são do G1, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint. 
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Sérgio Campos de Moraes
SÉRGIO CAMPOS DE MORAES

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 31/01/2017

Senhores, como ensinou o Geraldo: quem sabe faz a hora não espera acontecer.

Existem soluções q, se bem dimensionadas e projetadas por profissional competente, se pagam rapidinho e resolvem de vez esse problema de energia.

Estou falando de GMG - Grupo Motor Gerador, Sistemas Fotovoltaicos e/ou Biodigestores.

Minha empresa, Amper Soluções Tecnológicas, trabalha desde 1.981 com soluções em energia elétrica. Nossa última especialização foi no projeto de Compost Barn, portanto estamos afeitos aos problemas enfrentados pelos fazendeiros com relação à energia elétrica.


Roney Jose da Veiga
RONEY JOSE DA VEIGA

HONÓRIO SERPA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/01/2017

Falta de energia é uma constante aqui em minha região no Paraná também. Após sofrer prejuízos , resolvi juntar documentação e enviar para um advogado. Já entrei com 3 processos contra a Copel, ganhei 2 e o terceiro ainda está em juízo. Aconselho a todos os prejudicados por falta de energia no Brasil a processarem a companhia distribuidora responsável, é praticamente ação ganha, desde que haja fundamento!

Acionar a ANEEL também ajuda, cada reclamação feita lá gera multa pra concessionária.

Por um Brasil mais Justo e Perfeito.:
Marius Cornélis Bronkhorst
MARIUS CORNÉLIS BRONKHORST

ARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/01/2017

Bom dia a todos .

Quem tem não vende e se arrepende de não ter comprado antes



Eu aconselho comprar um gerador para estas horas .

É altamente compensador é só fazer as contas do prejuízo é o custo do gerador .
Qual a sua dúvida hoje?