Segundo Mark Stephenson, "o mundo está se tornando um lugar pequeno". As inovações tecnológicas de processamento e transporte estão incentivando cada vez mais o comércio internacional de vários produtos, o que tem sido favorecido também pela realização de mais acordos comerciais bilaterais entre países, diante da redução dos entraves para as importações e exportações.
Assim como em outros segmentos, estas mudanças estão permitindo que os países explorem melhor suas vantagens competitivas também na produção de leite. Além disso, como as políticas agrícolas estão sendo restringidas e até mesmo eliminadas por todo o mundo, os preços dos produtos lácteos estão atingindo altos níveis.
Estas tendências levaram à convergência dos preços do leite ao produtor nos principais países exportadores e com os valores praticamente iguais, devido ao desenvolvimento do setor, estamos vendo também certa aproximação nos custos totais de produção. No entanto, estes custos totais variam um pouco, em cada país, de acordo com a proporção custos fixos e variáveis resultantes dos seus respectivos sistemas de produção. Segundo Stephenson, há claras implicações nas estratégias de negociação do leite dos países exportadores, resultantes do tipo de modelo predominante de produção de leite, isto é, se há maior produção de leite a pasto ou em sistemas leiteiros intensivos.
Mark Stephenson discutirá em sua palestra, além dos assuntos citados acima, as características principais da produção mundial de leite, suas vantagens competitivas, as possibilidades de comercialização e as possíveis estratégias adotadas pelos países exportadores nas negociações.
Não perca a oportunidade de saber mais sobre a atual realidade mundial do setor leiteiro e de acompanhar as principais informações sobre as tendências do segmento no Interleite Sul. Veja a programação e faça a sua inscrição. Esta é a última semana com valores promocionais!
Stephenson também será palestrante no Workshop que o MilkPoint irá promover na Universidade de Wisconsin durante Viagem Técnica aos EUA que será realizada entre os dias 28 de setembro a 8 de outubro.
Empresas
O evento conta com grande número de patrocinadores. DPA, DowAgroSciences Pastagem, Sindilat/RS, Agroceres Multimix, Bayer, CCGL, Sulinox, MSD Saúde Animal, Agener União, Italac, CRV Lagoa, Danby Cosulati, PGW Sementes já confirmaram a participação.
Entre os apoiadores estão a Transpondo Pesquisa, Treinamento e Consultoria Agropecuária Ltda, a Associação gaúcha de Laticinistas e Laticínios, Agrotecno Leite - UPF, Associação Jersey RS, SDR Emater e as Revistas Leite Integral, Balde Branco, Leite e Mundo do Leite.
Para garantir sua vaga basta acessar aqui e fazer a inscrição. Até o dia 30/06 os valores estão com desconto! Ao se inscrever, você ganha pontos que podem ser trocados por produtos da AgriPoint. Conheça e participe do Programa de Fidelidade.