Publicado edital do concurso para contratação de 300 veterinários; fiscais ameaçam greve

Foi publicado nesta terça-feira (26) o edital para a realização de concurso público destinado à contratação de 300 médicos veterinários para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário (AFFA), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Foi publicado nesta terça-feira (26) o edital para a realização de concurso público destinado à contratação de 300 médicos veterinários para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário (AFFA), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A organização do concurso está a cargo da Escola de Administração Fazendária (Esaf) e, o edital, de número 59, pode ser acessado no endereço www.esaf.fazenda.gov.br . Os candidatos deverão ter concluído o curso de medicina veterinária e terem registro ativo nos conselhos regional ou federal da categoria (CRMV e CFMV, respectivamente).

As inscrições deverão ser feitas no período de 02 a 16 de outubro somente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 120. A prova objetiva, composta por 70 questões, terá valor de 120 pontos e será realizada em 26 de novembro. A prova de títulos valerá no máximo dois pontos. A prova discursiva (redação) terá peso de 100 pontos. O resultado do concurso será divulgado no Diário Oficial da União. O salário inicial dos auditores fiscais será de R$ 14.584,71 e a jornada de trabalho, de 40 horas semanais.

As vagas são divididas da seguinte maneira: 225 para ampla concorrência; 15 para pessoas com deficiência e 60 destinadas à cota para pessoas negras, conforme prevê a lei 12.990/14. As provas serão realizadas nos 26 estados do país e no Distrito Federal. Consulte o edital. 

Fiscais agropecuários ameaçam entrar em greve

Reunidos em Brasília desde ontem, centenas de fiscais do Ministério da Agricultura deverão decidir até amanhã se instauram mais uma greve geral. Eles protestam contra o que chamam de ameaça da Pasta de “terceirizar” a categoria, na esteira do anúncio da contratação de médicos veterinários e agrônomos do setor privado, sem concurso público, para parte da área de defesa agropecuária no país.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) também defendeu a saída “imediata” do ministro Blairo Maggi e do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Luís Eduardo Rangel. E também cobrou da Pasta a realização de concurso para todas as profissões que compõem a carreira em número suficiente para repor o quadro, que sofre com falta de pessoal.

Os fiscais receberam mal o resultado de uma consultoria contratada pelo ministério que apontou a necessidade de fortalecimento e transformação da SDA em uma secretaria com autonomia orçamentária, administrativa e financeira. A nova secretaria ainda abrigaria uma agência responsável por contratar profissionais privados para auxiliar a fiscalização de fábricas de alimentos, frigoríficos e a rede de defesa do ministério.

“Em momento algum o secretário [Rangel] se comprometeu a não terceirizar a defesa agropecuária e a realizar concurso público para a recomposição do quadro de servidores que o próprio Mapa [Ministério da Agricultura], em estudos anteriores, apontou ser necessário. Por isso, faremos uma assembleia na frente do ministério para decidir se vamos parar”, disse o presidente do Anffa, Maurício Porto, em nota.

Está se preparando para o concurso do MAPA? Conte com todo conhecimento técnico pecuário que o EducaPoint tem para lhe oferecer! Um dos tópicos abordados na avaliação é a legislação do RIISPOA. Confira as atualizações contidas no Novo Riispoa no EducaPoint, acesse: Novo Riispoa: principais atualizações na inspeção de cárneos e lácteos.

As informações são do Mapa e do jornal Valor Econômico. 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?