Projeto pode zerar IPI de peças para ordenhadeiras

A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que pode isentar do Imposto sobre a Produção Industrial (IPI) de partes de ordenhadeiras e de outros aparelhos para a indústria de laticínios. O texto prevê alíquota zero sobre peças de borracha, como mangueiras, anéis de vedação e os insufladores, também chamados de teteiras, desde que sejam de fabricação nacional.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0



A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que pode isentar do Imposto sobre a Produção Industrial (IPI) de partes de ordenhadeiras e de outros aparelhos para a indústria de laticínios. O texto prevê alíquota zero sobre peças de borracha, como mangueiras, anéis de vedação e os insufladores, também chamados de teteiras, desde que sejam de fabricação nacional.

De acordo com o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), autor do texto, a intenção é corrigir uma “disparidade” na cobrança do tributo. Na justificativa do projeto, ele diz que o maquinário para laticínios, de modo geral, e algumas de suas peças tem alíquotas que variam de zero a 5% de IPI. Mas sobre componentes de borracha, especificamente, incidem 18%.

“Esta disparidade na incidência de IPI sobre peças que se destinam a um mesmo equipamento, no caso as ordenhadeiras, não é razoável e onera significativamente a atividade, principalmente em virtude de que desde 2002 o Governo Federal lançou, através da IN 51/2002 do MAPA, o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite”, argumenta o parlamentar.

No caso específico das teteiras, que ficam em contato direto com os animais, o deputado lembra que elas devem ser substituídas depois seis meses de uso ou quando chegarem a 2,5 mil ordenhas. Desta forma, manter o IPI atual eleva custos e prejudica a competitividade da pecuária leiteira.

De acordo com a Agência Câmara, o projeto tramita em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Se passar, não precisará ser votado em Plenário.

As informações são da Revista Globo Rural.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Roberto Jank Jr.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/02/2015

Isso seria louvável se a medida considerasse também as borrachas importadas. Não dá para comparar a qualidade do nacional e importado. Infelizmente.
Qual a sua dúvida hoje?