Projeto de lei que garante a inclusão do leite na política de preços mínimos é aprovado

Um problema enfrentado há décadas por pequenos e médios produtores de leite em várias regiões do país - a queda acentuada dos preços do produto nos períodos de safra - pode estar perto de ser superado. Projeto de lei, aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta quinta-feira (14), autoriza o Executivo a incluir o leite na pauta dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Um problema enfrentado há décadas por pequenos e médios produtores de leite em várias regiões do país — a queda acentuada dos preços do produto nos períodos de safra — pode estar perto de ser superado. Projeto de lei, aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta quinta-feira (14), autoriza o Executivo a incluir o leite na pauta dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

O texto (PLC 215/2015) determina a alocação de recursos nas leis orçamentárias anuais visando cobrir os gastos decorrentes da inclusão do leite na política de preços mínimos.

Em seu relatório, o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) afirma que a medida dará maior segurança para os produtores. Segundo ele, a atividade leiteira continua vulnerável a fortes oscilações dos preços do produto final, colocando em risco o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. O texto segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

As informações são da Agência Senado.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Paulo Figueiredo
PAULO FIGUEIREDO

MIRACEMA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/04/2016

Pode ser que esse problema da queda do preço do leite na safra venha a ser pelo menos parcialmente equacionado com a promulgação da lei decorrente do PLC 215/2015...  



Ter esperança é uma virtude inata dos pecuaristas... com as 'barbas de molho', nós não podemos deixar de ter paciência, porém temos que estar permanentemente alertas, sermos prudentes...



Fiquemos atentos à pauta de votação no Congresso Nacional, esperando que, a final, o Poder Executivo realmente venha a promulgar a lei e assim mitigar a injustiça que os que ditam as regras no mercado do leite cometem conosco, pequenos produtores.



E o colega Claudir Jorge Kuhn tem toda razão... com ele comungo do mesmo medo...



Saudações a todos.
Francisco Marins Palacio
FRANCISCO MARINS PALACIO

SÃO CAETANO DO SUL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/04/2016

Para entendermos melhor é necessário que o assunto tenha mais informações .
Antonio Carlos Bertachini
ANTONIO CARLOS BERTACHINI

OURO PRETO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/04/2016

Eu tenho duas áreas de um hectare, sendo uma com mombaça e outra com tifton, na área de tifton deu praga de tiririca e  depois infestou com uma lagarta primeiro no tifton depois na mombaça.

No inverno passado havia semeado aveia preta e azevém, que é uma recomendação do Programa Balde Cheio, pergunto:

Seria possível essa lagarta ter vindo junto com as sementes de azevém?

Aveia preta planto há muito tempo e nunca deu lagarta,?

O azevém é muito usado no sul na integração lavoura-pecuária, com a soja.
claudir jorge kuhn
CLAUDIR JORGE KUHN

TOLEDO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/04/2016

O meu medo é que o preço minimo vire  o máximo.
Qual a sua dúvida hoje?