Produtores de queijo artesanal pedem legalização do produto ao ministro
Produtores de queijo de Minas acompanhados pelo deputado federal Gabriel Guimarães de Andrade (PT-MG) estiveram nesta quarta-feira, 24 de abril, reunidos com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, para pedir a legalização da produção do queijo minas artesanal, feito a partir de leite cru, não pasteurizado.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
De acordo com o pecuarista Gabriel Andrade, a falta de normas para adequação do produto prejudica tanto os produtores quanto os consumidores. O ministro disse que vai se empenhar para solucionar o problema. ”Se tiver como simplificar a legislação para os produtores, vamos simplificar”, afirmou.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem uma Comissão para tratar do queijo artesanal, composta por representantes do setor produtivo e também por representantes dos produtores. Durante as reuniões desta Comissão já foram definidas duas ações emergenciais. Uma delas é regularizar a produção e comercialização dos queijos já tradicionalmente produzidos, enquanto a outra foca na apresentação de uma proposta abordando os diferentes aspectos relacionados à produção artesanal.
Segundo Clóvis Serafini, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, o ministério não é contra a produção e comercialização de queijos elaborados a partir do leite cru, desde que no processo sejam observados critérios de controle sanitário do rebanho, higiene dos operadores, boas práticas de fabricação, instalações adequadas e tempo de maturação suficiente que assegure a inativação de microrganismos perigosos para a saúde da população.
A matéria é do Mapa, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO
EM 02/05/2013
Consumo de leite e derivados, sem pasteurização,é uma desonestidade para a população urbana pouco avisada. É uma vergonha.
RIO BONITO - RIO DE JANEIRO
EM 29/04/2013
salvo na fabricação de queijos curados, quando a maturação seja de no mínimo 60 dias.

NOVA ALVORADA DO SUL - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 29/04/2013

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO
EM 26/04/2013
RIO BONITO - RIO DE JANEIRO
EM 26/04/2013