Produtores de leite da Europa alertam contra liberação do mercado
A situação no mercado de leite europeu está piorando, com os preços caindo em todos os países. Quando as cotas de produção de leite na União Europeia (UE) forem abolidas no final de março de 2015, os produtores enfrentarão outro colapso nos preços [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
“A atual situação dos preços é drástica”, disse o presidente do EMB, Romuald Schaber. “O preço do leite está em queda livre em todos os países europeus”. As companhias de lácteos na Bélgica, por exemplo, já anunciaram que pagarão somente 25 centavos de euros (30,70 centavos de dólar) a partir de janeiro [por quilo]. Na França também é provável que os preços caiam para níveis insustentáveis. O pior no momento são os Estados Bálticos, onde os produtores estão recebendo apenas 16-17 centavos de euro (19,65 - 20,88 centavos de dólar) por quilo de leite. A razão é a mesma em toda a Europa: “a produção está totalmente fora de sincronia com o mercado, motivo pelo qual o mercado está cheio de leite”. Quando o último sistema de limite, as cotas de produção, acabarem em 2015, o sustento de muitas fazendas estará severamente em risco.
Os produtores de leite estão, dessa forma, pedindo que os políticos implementem o Programa de Responsabilidade de Mercado (MRP), desenvolvido pelo EMB. Esse programa fornece incentivos efetivos para os produtores adaptarem seus volumes de produção ao mercado. Quando a demanda aumentar novamente, a produção normal pode ser restaurada. “O MRP precisa ser implementado ou será uma catástrofe aos produtores de leite da Europa”.
Diante da situação tensa de mercado na França, o membro francês do EMB, Paul de Montvalon, está demandando que os legisladores criem as condições básicas para os produtores unirem forças. “As negociações atuais contratuais entre produtores e indústria estão levando a um impasse. Mais produtores devem se unir para que eles tenham influência suficiente no mercado para influenciar o conteúdo dos contratos”.
A presidente da Organisation des producteurs de lait (OPL), Véronique Le Floc’h, também insiste na necessidade de regular a produção para garantir aos produtores uma receita decente. Somente um preço justo do leite permitirá que os produtores cubram os custos adicionais causados pelos investimentos necessários. “Podemos atualmente observar um fenômeno de “ociosidade” dos produtores de leite, que frequentemente trabalham duro sem receita”.
Os membros do EMB concordam que ainda existe muito a ser feito no mercado de leite europeu. Para deixar isso claro aos políticos, o EMB está planejando uma campanha de mídia fora do prédio da Comissão Europeia em Bruxelas em 11 de dezembro. “Estamos perigosamente perto dos cenários de crise de 2009 e 2012. A situação atual do mercado direcionará produtores para as ruas novamente”, concluiu Schaber.
A reportagem é do http://www.europeanmilkboard.org.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.