Produtores de Israel querem abrir fazenda leiteira no norte do Iraque

O kibutz Afikim, no Vale do Jordão, está planejando instalar uma fazenda leiteira israelita na região do Curdistão, no norte do Iraque, com a esperança de que os moradores de Bagdá possam consumir seus produtos no futuro.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O kibutz Afikim, no Vale do Jordão, está planejando instalar uma fazenda leiteira israelita na região do Curdistão, no norte do Iraque, com a esperança de que os moradores de Bagdá possam consumir seus produtos no futuro.

O jornal Yedioth Ahronoth ficou sabendo que uma delegação liderada pelo ministro de agricultura e pelo vice-presidente de Curdistão, visitarou os escritórios da AfiMilk no kibutz recentemente. Os dois oficiais expressaram seu interesse em comprar uma instalação de ordenha moderna, para construir uma fazenda leiteira no norte do Iraque, de acordo com o bem sucedido modelo israelita.

A companhia AfiMilk tem uma reputação global no setor e já construiu fazendas em mais de 50 países. Três delas – no Texas, em Pequim e no Vietnã – estão entre as maiores do mundo. A companhia também estabeleceu uma fazenda leiteira moderna na Mongólia e uma planta de ordenha de camelo em Dubai.

A fazenda leiteira Afikim não é a maior de Israel, mas é a mais avançada tecnologicamente e tem alta produção de leite.

A fazenda leiteira aos moldes israelitas de Curdistão deverá ser a maior e a mais avançada do Iraque e o plano é que os moradores do país desfrutem também de seus produtos. Uma delegação de Israel de produtores de leite e engenheiros deverá visitar o norte do Iraque para começar a implementar o plano.

Oficiais de Curdistão esperam que a fazenda leiteira contribua para a economia da região, à medida que a área vem sofrendo com dificuldades financeiras desde a era de Saddam Hussein, assim como vive relações tensas com a Turquia. Membros da delegação curda pareceram entusiasmados com a fazenda leiteira israelita, expressando interesse especial no software de manejo do rebanho, AfiFarm.

“Hoje, é difícil encontrar produtos lácteos feitos localmente em nossos mercados”, disse um dos membros da delegação. “Entretanto, temos áreas espaçosas adequadas para produção de feno e construção de estábulos. Temos a base, mas precisamos de tecnologia e conhecimento. A produção de leite hoje é feita de forma tradicional e desatualizada, já que falta conhecimento profissional e acesso a tecnologias modernas. O Governo do Curdistão estipulou a meta de suprir a demanda por alimentos produzidos localmente e reduzir a necessidade de importar alimentos básicos de países estrangeiros”.

O Curdistão é uma região autônoma do Iraque e não tem relações diplomáticas ou comercial com Israel. O governo israelita não encoraja as companhias do país a investir nessa região, pois é uma área sensível em termos geopolíticos.

A reportagem é do http://www.ynetnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe Milkpoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?