A indústria de lácteos chinesa deverá ter um terceiro produtor de leite a lançar uma venda de ações em Hong Kong para levantar cerca de US$ 1 bilhão em meio ao que alguns têm chamado de segunda revolução dos lácteos da China. A Liaoning Huishan Dairy espera lançar um pré-acordo para comercialização de sua oferta pública inicial (IPO) na segunda-feira, de acordo com pessoas que estão familiarizadas com seus planos.
A empresa lançou seu requerimento antes da comissão de listagem da bolsa de valores de Hong Kong na quinta-feira.
Os consumidores chineses bebem menos da metade do leite que seus pares asiáticos em termos de consumo per capita, mas a demanda está crescendo bastante. Isso tem criado escassez de leite fresco e aumentado as importações de leite em pó em cinco vezes desde 2008, de acordo com os analistas.
Huishan, que levantou quase US$ 300 milhões há dois anos de investidores, incluindo o império privado de Chow Tai Fook, de Hong Kong, do magnata Cheng Yu Tung, está buscando levantar mais fundos para aumentar seu rebanho e melhorar sua produção de leite.
A companhia tem um rebanho leiteiro de 110.000 cabeças e cerca de 400 mil hectares de pastagens na província de Liaoning, nordeste de Pequim. Huishan estima que poderá adquirir 500.000 vacas com os recursos captados na IPO.
Jamie Zhou, analista do Macquarie, disse que a China está passando por uma segunda revolução no setor de lácteos desde que o Governo lançou um programa para fortalecer a segurança alimentar, eliminar as companhias de processamento menores e mais fracas e promover a produção leiteira industrial em grande escala. Os produtores menores estão sendo forçados a sair da indústria pelo fato de sua produção de leite ser muito pequena para ser economicamente viável apesar dos crescentes preços.
“Suas saídas aceleradas estão se tornando um problema maior para o desenvolvimento de grandes fazendas leiteiras, pois as operações em escala são responsáveis por apenas 16% da produção total de leite cru”, disse Zhou.
Os produtores de leite chineses vêm lutando para resgatar a confiança dos consumidores após um escândalo de contaminação de leite para bebês em 2008.
A Huishan está entrando em um mercado de ações onde seus pares fizeram um bom trabalho no ano passado – as ações da China Modern aumentaram em 15,5%, enquanto as da Mengniu aumentaram em mais de 30%. Ambas tiveram melhor desempenho que o índice Hang Seng, que aumentou em 10,5% no período.
A reportagem é do The Financial Times, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Produtora de leite chinesa lança IPO de US$ 1 bilhão em Hong Kong
A indústria de lácteos chinesa Liaoning Huishan Dairy deverá ter um terceiro produtor de leite a lançar uma venda de ações em Hong Kong para levantar cerca de US$ 1 bilhão em meio ao que alguns têm chamado de segunda revolução dos lácteos da China. A empresa espera lançar um pré-acordo para comercialização de sua oferta pública inicial (IPO) na segunda-feira, de acordo com pessoas que estão familiarizadas com seus planos.
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