Produtor de leite compromete 20% da receita com mão-de-obra
Com o aumento do salário mínimo, que passou a ser de R$ 678 desde janeiro, os produtores de leite passaram a ter maior custo com mão-de-obra, o que provocou comprometimento de parte da renda com a atividade e aumento dos custos de produção.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
No Sul, onde há maior mecanização da ordenha e mão-de-obra familiar, este percentual caiu pela metade, chegando, em média, a 10%. Esta análise pode ser encontrada no boletim Ativos da Pecuária de Leite, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).
Clique aqui e leia o boletim na íntegra.
A matéria é da CNA, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

LAURO DE FREITAS - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 22/02/2013
Em relação a fazenda de Jaborandi, pelas informações que já tive, um ordenhador recebe em torno de 700 reais liquido, e em cada pivô de irrigação existe um grupo de vacas e um grupo de funcionários responsaveis pela ordenha e as vacas são sincronizadas, assim quando elas descansam 60 dias antes de parirem os funcionários desse setor entram de ferias durante esse periodo.
Na minha opinião para ser produtor de leite hoje, a pessoa que vai conduzir a atividade deve ser capacitada para administrar e possuir assistência técnica permanente. E antes de entrar neste ramo da pecuária, este futuro produtor precisa saber o quanto ele precisa produzir de leite diariamente e de que forma produzir para assim seguir os principios básicos que regem a atividade leiteira. Há um bom tempo que esta atividade não admite amadorismo.

PONTA GROSSA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 18/02/2013
Heitor, em Jaborandi a rotatividade de mão de obra como é? Qual o valor do salário minimo aí? Ou é o nacional?
Quanto a atividade final de semana, entrar no leite é preciso gostar ter paixão por vaca, e ter competencia em administração. É preciso ser artista para saber administrar isso tudo.

LAURO DE FREITAS - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 17/02/2013
GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/02/2013
Mesmo com a mecanização da atividade está difícil encontrar funcionários que tem responsabilidade e compromisso com o empreendimento, mesmo gozando de todos os benefícios garantidos pela CLT e muito mais.
O trabalho é duro e tem de gostar, mas as melhores condições de trabalho e ganhos bem superiores aos empregos urbanos deveria atrair mais pretendentes, o que não acontece.
Gilson G Costa

CARLOS CHAGAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/02/2013

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/02/2013

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 15/02/2013

LAVRAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 15/02/2013