A Straus Dairy Farm foi criada em 1941 pelo pai de Albert. Após a faculdade, Straus se juntou ao negócio. Depois de vários anos, de volta à fazenda, ele passou a ser um produtor orgânico certificado e montou um laticínio para produção de produtos à base de creme e gordura do leite e, em 1994, tornou-se o primeiro laticínio desse tipo orgânico 100% certificado nos EUA.
"Sempre tentei fazer um modelo de fazenda leiteira orgânica sustentável para contribuir com o meio ambiente. Durante décadas, fiz isso implementando um digestor de metano em 2004, produzindo toda a nossa energia e a maior parte da nossa água quente, além de implementar um plano de carbono na fazenda para nossos produtos lácteos".
Straus disse que a ideia de construir o caminhão elétrico para alimentar as vacas veio de um desejo de fechar o ciclo das práticas de energia renovável da fazenda. "A ideia é que as próprias vacas alimentem esse caminhão (por meio do digestor de metano) que as alimenta. Então, está fechando o ciclo”.
Levou mais de seis anos para a tecnologia de veículos elétricos avançar e chegar a um ponto em que era acessível para Straus construir o caminhão. Uma vez que Straus teve a ideia da tecnologia, levou um pouco mais de dois anos para que o caminhão ficasse pronto. De acordo com Straus, uma das dificuldades era descobrir como fazer um caminhão elétrico lento o suficiente para alimentar as vacas. "Tivemos que colocar duas transmissões diferentes nele para conduzi-lo lento o suficiente para alimentar as vacas e dirigi-lo rápido o suficiente nas outras áreas da fazenda de 200 hectares”.
Straus usou as baterias dos carros da Nissan Leaf que comprou de uma empresa local de veículos elétricos para fazer o motor funcionar. Unir a tecnologia para fazer o caminhão funcionar levou mais tempo, mas não era impossível. "Eu gosto de inovar. Gosto de ver como posso resolver problemas". Uma vez que o caminhão estava funcionando, era hora de integrar o vagão de alimentação. Hoje, ele mede, mistura e distribui os alimentos, como um caminhão a diesel, sem as emissões de carbono ou os custos do combustível.
Straus não parou no caminhão, já que tem outros planos para tornar sua fazenda leiteira mais sustentável do ponto de vista ambiental. "Nós compramos um caminhão refrigerado e vamos convertê-lo. Estou avaliando para fazer um carregador em grande escala para a próxima fase".
No mês de março o MilkPoint lançou o Especial “Bastidores do Leite”. O intuito é que os produtores de leite ou técnicos que trabalham em fazendas leiteiras enviem vídeos de situações curiosas nas propriedades em que atuam.
- Fez algo inusitado que vem dado certo?
- Vivenciou alguma situação na propriedade que você gostaria de mostrar aos colegas?
- Implantou algum novo sistema que contribuiu com aumento da rentabilidade?
- Inseriu algum novo alimento na dieta dos animais?
- Está investindo em sustentabilidade?
- Em bem-estar animal, integração de atividades, uso de energia solar fotovoltaica, entre outros?
Compartilhe conosco! Participe enviando um vídeo (que inclusive pode ser gravado pelo celular) para contato@milkpoint.com.br ou por meio do nosso Whatsapp (19) 9.9318-2340
As informações são do http://www.milkbusiness.com, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.