Apesar de os dados oficiais de junho marcarem o começo oficial da estação de produção de leite da Nova Zelândia de 2013/14, não é um indicador do desempenho durante a estação. A analista do NZX Agrifax, Susan Kilsby, disse que “os dados de produção de leite de junho são insignificantes, devido aos volumes muito baixos tipicamente produzidos nesse mês e não dá nenhuma indicação dos níveis prováveis de produção para a nova estação”. Os volumes de produção de junho representam menos de 1% da produção anual total de leite da Nova Zelândia.
Dados da Fonterra indicam que os volumes de produção continuaram baixos durante o mês de julho. Recentemente, a Fonterra anunciou que, durante os meses de junho e julho, foram coletados 10,4% menos leite que nos mesmos meses de 2012. A captação de leite caiu mais na Ilha do Norte que na Ilha do Sul. Isso era esperado, uma vez que a produção de leite na Ilha do Sul está tipicamente crescendo mais rápido do que na Ilha do Norte, à medida que mais terras são convertidas para produção de leite. Além disso, a Ilha do Sul não foi tão impactada pela seca de 2012 quanto a Ilha do Norte.
A produção de leite no mês de agosto deverá aumentar. As vacas estavam em boas condições na época de cruzamentos na estação anterior, o que deverá resultar em uma pequena diferença no tempo entre as primeiras e as últimas vacas parindo dentro do rebanho. As datas médias de parição poderão ser anteriores às da estação anterior, o que provavelmente inflará a produção de leite no começo da estação.
Kilsby disse que a produção de agosto deverá ser maior do que na estação anterior, porque as vacas estão parindo mais cedo e as pastagens estão tipicamente em boas condições. No entanto, ela disse que é improvável que haja um crescimento significante na produção de leite durante os meses de pico de produção de outubro e novembro. “As condições climáticas foram muito boas para os produtores de leite neozelandeses na primavera passada, de forma que é improvável que a produção de leite seja muito maior do que a da estação anterior nesse período. De fato, é bem possível que a produção mantenha o mesmo nível dos volumes produzidos na estação anterior durante esse período”.
A matéria é do site grihq.co.nz, com dados da DCANZ, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.