Produção brasileira cai depois de 5 anos de crescimento

Pela segunda vez, nos últimos 18 anos, a produção formal brasileira de leite apresenta uma redução de volumes em relação ao ano anterior. Segundo dados da Pesquisa Trimestral do Leite divulgados hoje (15) pelo IBGE, o volume de leite fresco adquirido pelas empresas entre janeiro e setembro de 2015 foi 2,5% menor que no mesmo período de 2014.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 19
Ícone para curtir artigo 0

Pela segunda vez, nos últimos 18 anos, a produção formal brasileira de leite apresenta uma redução de volumes em relação ao ano anterior. Segundo dados da Pesquisa Trimestral do Leite divulgados hoje (15) pelo IBGE, o volume de leite fresco adquirido pelas empresas entre janeiro e setembro de 2015 foi 2,5% menor que no mesmo período de 2014. Como mostra o gráfico 01, esta variação negativa de volumes nos primeiros 9 meses do ano aconteceu pela primeira vez em 2009 (analisando a série de dados do IBGE desde 1997).

Gráfico 01. Variação do volume de leite fresco adquirido pelas indústrias em relação ao ano anterior (período de janeiro a setembro) - Brasil

Fonte: elaborado por MilkPoint Inteligência com base em dados da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE

Dentre os principais estados produtores, a maior queda no período analisado ocorreu em Goiás, onde os volumes este ano estiveram 7,7% abaixo do patamar de 2014. Quedas significativas também foram observadas na Bahia e no Paraná. A variação nos principais estados produtores pode ser observada no Gráfico 2.

Gráfico 2. Variação do volume adquirido de leite fresco pelas indústrias em relação ao ano anterior (período de janeiro a setembro) – Principais estados produtores

Fonte: elaborado por MilkPoint Inteligência com base em dados da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE

A queda real dos preços aos produtores brasileiros – os preços médios de janeiro a novembro deste ano são 9,3% menores que os valores deflacionados do ano passado (média Brasil Cepea), a consequente baixa competitividade dos preços do leite em relação aos seus principais insumos (milho e farelo de soja) e condições climáticas desfavoráveis ao longo de todo o ano explicam esta redução de produção.

A queda da aquisição de leite (produção de leite formal) vem se acelerando nos últimos meses, notadamente nos estados do sul. Como mostra o Gráfico 03, os problemas com excesso de chuvas, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina fizeram a produção destes estados recuar no último trimestre avaliado.

Gráfico 3. Variação de produção nos estados no primeiro semestre e no terceiro trimestre de 2015 (em relação a 2014)

Fonte: elaborado por MilkPoint Inteligência com base em dados da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE

Fonte: Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 19
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Paulo Cruz Martins Junqueira
PAULO CRUZ MARTINS JUNQUEIRA

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/01/2016

É necessário que o mercado absorva somente leite de qualidade. Como a maioria são pequenos produtores, o papel do cooperativismo se faz mais fundamental ainda. O que adianta eu investir na qualidade do meu leite e do meu rebanho, se o caminhão mistura meu leite com outro que não está preocupado com isso??? Temos que ter um olhar macro, ajustado, de todos os produtores. Enquanto cada um olhar pro seu umbigo, continuaremos de cabeça baixa!
darlani  porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/12/2015

A maior produção de leite, em nosso país, é proveniente de pequenos produtores, não tenham dúvida, aqueles de 100 a 200  litros, agora,  o custo de produção simplesmente dobrou de prêço, pois o leite está em centavos ainda, então esse produtor, diminuiu sua produção, e está tratando melhor de  seus bezerros
Alexandre Fonseca de Paula
ALEXANDRE FONSECA DE PAULA

SANTA RITA DE IBITIPOCA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/12/2015

Caros colegas, podem ter a certeza que qualquer alta no preço do leite será motivo para falarem que ele é o vilão da inflação e começarem a especular, importar, produtores "paraquedistas" etc, etc...
raimundo sauer
RAIMUNDO SAUER

UNAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/12/2015

Boa tarde, sempre comento com o meu comprador de leite, as vacas de leite vão virar vacas de carne. Mas por quanto tempo?
Sávio Costa Santiago de Barros
SÁVIO COSTA SANTIAGO DE BARROS

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/12/2015

Foi a sorte do setor. O consumo caiu também em média 4%. Se houvesse pressão de crescimento de produção em um cenário de queda de consumo, o leite nesse período de safra estaria em colapso de mercado atingindo cotações menores que em dezembro de 14.

Para o ano que vem, no primeiro semestre, essa conjuntura de oferta vai causar uma pressão de alta nos preços, e no segundo semestre com a promessa de uma boa safra no sul seguida de uma boa safra no sudeste, veremos uma queda mais expressiva nas cotações.

Opinião pessoal.
Marcos Antonio Rodrigues
MARCOS ANTONIO RODRIGUES

ABADIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/12/2015

E essa queda na produçao nao vai ficar so nisso, com certeza vem mais por ai. Com a economia do pais indo pro fundo do poço, preço baixo pago ao produtor, alta no custo de produçao e desanimo do produtor? Nao tem como. E menos captaçao.Obs. Se voce acha que está ruim pode piorar!!!
João Leonardo Pires Carvalho Faria
JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/12/2015

Reflexos de uma crise econômica gigante!
Mauricio Silveira Coelho
MAURICIO SILVEIRA COELHO

PASSOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/12/2015

Esta redução é extremamente benéfica para o negócio. Os preços de corte estão bons e é oportuno para o produtor de leite descartar vacas. As margens estão negativas e estes ajustes são feitos naturalmente. O produtor perdeu mais de 10 por cento do seu preço.
Túlio Sertã Junqueira
TÚLIO SERTÃ JUNQUEIRA

VOLTA GRANDE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/12/2015

Em meio a vários gráficos, altas e baixas, fico aqui dos meus quase 40 anos na atividade, torcendo que a arroba continue alta, e que estes "aventureiros", citados acima, coloquem suas vacas na faca ao saírem da atividade, porque sempre existiu e sempre irá existir este tipo de produtor, oportunista, só ficando na atividade enquanto rentável, a diferença, é que, no passado estas vacas não tomavam o caminho do matadouro, e sim para outros produtores, partiam para outros retiros. Leite é, foi e será, uma atividade de muito trabalho, muitos problemas, pouco remunerado, mas ao mesmo tempo apaixonante, quem realmente ama o que faz, não consegue sair fácil dela, já tentei sair várias vezes, todas sem sucesso, sempre voltando atrás. Acho que com as novas tecnologias, se consegue sobreviver, tem que ter pé no chão e fazer conta de centavos. E continuo na esperança de dias melhores.
geraldo dias
GERALDO DIAS

SANTO ANTÔNIO DO MONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/12/2015

É isto ai amigos temos que manter somente a média,nao aumentar produção,quanto mais aumenta a produção mais felizes ficam os latícinios. Temos que deixar faltar leite , para sermos valorizados.

Vários produtores estão saindo  do ramo de produzir leite,o investimento é alto e não tem valor, e a maioria não vai voltar a atividade novamente.Qquem dita os preços são os latícinios. Nós produtores somos apenas funcionários dos laticínios.
Gilson Santana Filho
GILSON SANTANA FILHO

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/12/2015

E pode esperar que vai diminuir mais a produção. O abate de vacas está em alta. Quem quer pagar para trabalhar  ?
Marcelo Branquinho Pereira
MARCELO BRANQUINHO PEREIRA

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/12/2015

Com os preços dos insumos em alta acentuada e a atual política de preços dos laticínios, em 2016 seremos um grande importador de leite!
leonardo saraiva bianchi
LEONARDO SARAIVA BIANCHI

GURUPI - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/12/2015

Otimo, so assim o preço melhora, oferta e demanda, quem sabe os tiradores de leite estao saindo do mercado, para o bem dos produtores de leite.
olivino dos santos filho
OLIVINO DOS SANTOS FILHO

ANGATUBA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 16/12/2015

Infelizmente o produtor de leite vem a tempos sofrendo com os preços baixos praticados, e custo de produção subindo a cada ano que passa.

cada vez mais vamos ter produtores saindo da atividade leiteira, e vamos ter queda no volume de produção no Brasil com certeza.
Wanderson fernando rosa
WANDERSON FERNANDO ROSA

PORANGATU - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 16/12/2015

Com o preço do leite aqui no norte de Goias( Porangatu) chegando a custar R$ 0,80, fica difícil pro grande produtor e mais difícil ainda pro pequeno produtor trabalhar, uma vez que o custo da ração, milho, soja etc só aumenta. Aqui na região tem muitos produtores de leite que pararam de produzir porque o preço do leite só abaixa (mesmo nas águas) e o custo só aumenta!
Claudemir das Neves Souza
CLAUDEMIR DAS NEVES SOUZA

CONTAGEM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/12/2015

Isto significa que vamos ter um futuro melhor para quem conseguir se manter no mercado.
Eliziario Pedrozo
ELIZIARIO PEDROZO

ENÉAS MARQUES - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/12/2015

E se tivesse aumentado o volume conforme vinha crescendo, a que preço estaria?
claudir jorge kuhn
CLAUDIR JORGE KUHN

TOLEDO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/12/2015

Esta redução será em função do clima, ou da situação econômica? Com certeza os dois fatores influenciaram. Aqui na região os aventureiros, que a 2 e 3 anos atras apostaram no leite, são os que mais reduziram a produção e com certeza irão diminuir mais ainda e muitos vão parar novamente. Porém, duvido que recomecem, algum dia.
HENRIQUE COSTALES JUNQUEIRA
HENRIQUE COSTALES JUNQUEIRA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/12/2015

A última vez foi em função dos reflexos da crise econômica mundial deflagrada no primeiro semestre de 2008. Isso mostra a elasticidade da produção em função da redução dos estímulos nos preços, nos custos, nas expectativas...Mercado ruim, para o Brasil significa redução rápida na oferta. Vaca gorda com preços atrativos e margens estreitas na produção  de leite, entressafra no sul do país, produção de milheto e sorgo no sul comprometida pelo excesso de chuvas, seca no polígono das secas, preços baixos...dá nisso.
Qual a sua dúvida hoje?