“Muitos empresários têm ‘batido na tecla’ da crise econômica para justificar o seu insucesso e até mesmo o fechamento de indústrias. Porém, nossa experiência tem nos mostrado que boa parte dos problemas enfrentados pelas fábricas de ração, que as impedem, inclusive, de alcançar melhores resultados operacionais e financeiros, está relacionada à ineficiência na gestão e não à crise por que passa o país”, avalia o diretor Comercial da Prodap, Bernardo Arruda Reis.
Segundo cadastro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil tem cerca de 2.500 fábricas de ração registradas, que juntas geram 80 mil empregos diretos e 40 mil indiretos. Em 2016, o setor movimentou R$ 70 bilhões. Para este ano, a produção está projetada em 69,4 milhões de toneladas do produto, um acréscimo de 3,3% sobre as 67,2 milhões de toneladas comercializadas no ano passado, apontam dados do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações). A pecuária está entre os segmentos que mais demandam rações no país e a estimativa para este ano é que os bovinos consumam 8,5 milhões de toneladas.
Para Bernardo, os números deixam claro que o setor não apenas está aquecido, como também sinaliza excelentes oportunidades para os próximos anos. “Por isso, é preciso que as empresas se reestruturem o quanto antes para atender às demandas do seu novo público. O consumidor direto, ou seja, o produtor rural, não quer mais comprar ração de forma isolada. Hoje, ele espera que o vendedor lhe ofereça uma solução para a nutrição do seu rebanho”, afirma. Na outra ponta, contextualiza o diretor, está o consumidor final, cada vez mais preocupado com a qualidade de origem do produto que consome e interessado em saber, por exemplo, se a fazenda que forneceu o leite para a fabricação do iogurte oferece alimentação segura e de qualidade aos seus animais.
Essas e outras questões serão discutidas no 3º Workshop Choque de Gestão na Cadeia Produtiva das Fábricas de Ração, que terá como tema a “Visão Sistêmica do Negócio: Qual o Seu Gargalo Atual?”.
O evento será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, em Uberlândia (MG). A programação vai contar com três grandes temas - mercado de insumos, mercado de leite e gestão do negócio -, divididos em sete palestras apresentadas por Marcelo Pereira de Carvalho, diretor Executivo da AgriPoint, Adriano Salvi, professor da Fundação Dom Cabral, Ariovaldo Zani, vice-presidente Executivo do Sindirações, Bernardo Reis, diretor Comercial da Prodap, Flávia Fontes, editora-chefe da Revista Leite Integral, Rafael Ribeiro, analista da Scot Consultoria, e Tiago Debortoli, gerente de contas da Prodap.
São esperados 150 participantes entre empresários, gestores e responsáveis técnicos de fábricas. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos@prodap.com.br ou pelo telefone (31) 3555-0800.
Serviço:
3º Workshop Choque de Gestão na Cadeia Produtiva das Fábricas de Ração. Visão Sistêmica do Negócio: Qual o Seu Gargalo Atual?
Data: 28 e 29 de setembro de 2017
Local: Gran Executive Hotel – Rua Natal, 1.415 – Tibery – Uberlândia (MG)
Informações e inscrições: eventos@prodap.com.br ou (31) 3555-0800
Para mais informações sobre o evento, clique aqui.
As informações são da Assessoria de Imprensa Integral Produção e Curadoria de Conteúdo.
Prodap realiza workshop sobre choque de gestão em fábricas de ração
"É preciso que as empresas se reestruturem o quanto antes para atender às demandas do seu novo público. O consumidor direto, ou seja, o produtor rural, não quer mais comprar ração de forma isolada. Hoje, ele espera que o vendedor lhe ofereça uma solução para a nutrição do seu rebanho". Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da AgriPoint, será um dos palestrantes do evento. Confira a programação completa!
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