Primeiro leilão online de lácteos da Índia pronto para expandir
A plataforma de leilão online da Índia, Dairy Trade India (DTI), baseado em entregas físicas, é a primeira do tipo no sub-continente. O objetivo é "fazer uma ponte" entre as companhias de lácteos com excesso de produção e os potenciais compradores. No momento, o foco está na manteiga e no leite em pó desnatado. Os preços caíram recentemente, com o leite em pó desnatado agora sendo comercializado a 142 rúpias - US$ 2.216,33 por quilo. O último preço médio da manteiga foi de 220 rúpias - US$ 3.433,76 por por quilo.
Publicado por: MilkPoint
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No momento, o foco está na manteiga e no leite em pó desnatado. Os preços caíram recentemente, com o leite em pó desnatado agora sendo comercializado a 142 rúpias - US$ 2.216,33 por quilo. O último preço médio da manteiga foi de 220 rúpias - US$ 3.433,76 por por quilo.
Os vendedores incluem Sterling Agro, Schreiber Dynamix, Indapur Dairy e VRS Foods. As companhias estrangeiras podem participar desde que tenham escritórios registrados na Índia.
Desde o lançamento em novembro passado, o DTI atraiu mais de 50 participantes, bem menos que sua rival da Nova Zelândia, Global Dairy Trade, mas ainda está no começo.
A fundadora, Sarad Garodia, disse: “Já temos mais de 200 inscritos aos nossos anúncios de preços de todo o mundo. Há definitivamente um grande interesse da indústria internacional de lácteos em saber o que está acontecendo na Índia”.
Garodia deixou seu emprego na Schreiber Dynamix para começar esse empreendimento e seu ex-empregador está entre os principais vendedores do leilão.
Garodia explicou porque era necessário esse tipo de leilão: “Na Índia, a maioria dos comércios é conduzida através da interação um a um”, disse ele. “A qualidade e a especificação do produto não são padronizados. Sabendo que mudar a forma como negociamos as commodities lácteas seria bastante desafiador, mesmo assim decidimos avançar com isso”.
“É um conceito cujo tempo ainda está por vir na Índia. Essa é uma das razões pelas quais os volumes estão baixos, ao invés do cenário no mercado de lácteos. A produção de leite está crescendo aqui, bem como o consumo. Eu prevejo uma excelente oportunidade em nosso país para esse tipo de plataforma transparente e robusta de leilão online. Em longo prazo, isso economiza tempo e dinheiro e constrói confiança comercial”.
Atualmente, a Índia produz 132 milhões de toneladas de leite por ano, dos quais não mais que 30% vão para processamento. O principal foco do setor organizado é o leite, mas a participação de outras commodities lácteas está crescendo: elas agora representam 20% do leite processado pelas companhias. O setor organizado em si está crescendo em 13% por ano.
Os leilões são conduzidos na segunda e na quarta terça-feira do mês, de modo a não coincidir com os eventos do Global Dairy Trade (GDT) – esse mês foi exceção para o GDT. O próximo evento ocorrerá em 28 de julho, logo antes do evento do GDT, em 4 de agosto.
A gigante do setor de lácteos indiana, Amul, já vende no GDT. A companhia está interessada em comparar seu desempenho no GDT com os preços no DTI.
A reportagem é do Agra Net, traduzida pela Equipe MilkPoint.
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