Presidente do Uruguai reclama de barreira brasileira ao leite em pó
Em conversa por telefone, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, se queixou com o presidente Michel Temer sobre a decisão do Brasil de suspender as importações de leite em pó uruguaio.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A decisão do Brasil foi tomada por determinação do ministro Blairo Maggi, da Agricultura, a pedido de produtores brasileiros de leite. O Uruguai já cogita levar o caso à Organização Mundial de Comercial (OMC) As exportações de leite em pó do Uruguai ao Brasil superaram 40 mil toneladas no primeiro semestre deste ano. O próprio ministro Maggi reconheceu nos últimos dias que a suspensão terá de ser temporária, até para evitar um contencioso comercial com o Uruguai. O fato de o Brasil presidir atualmente o Mercosul também pesa nessa direção.
Contudo, ainda que Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores) já tenham comunicado a insatisfação de Vásquez e do governo uruguaio a Maggi, o ministro da Agricultura vem sinalizando a interlocutores que está disposto a manter paralisadas as guias de importação de leite daquele país. ”Estamos trabalhando dentro do nosso cronograma e a nossa missão técnica deve, na próxima semana, ir ao Uruguai. Existem reclamações, mas estamos seguindo firmes na determinação que foi feita”, disse Maggi.
Os técnicos da Pasta vão investigar uma suposta triangulação por meio da qual leite em pó de países como Argentina e Nova Zelândia pode estar entrando no Brasil via Uruguai.
Após a reunião de ontem com Temer no Palácio do Planalto, o líder do PSD na Câmara, o deputado Marcos Montes (PSD-MG) disse que o presidente concordou em receber representantes de produtores e cooperativas de leite logo após da votação da segunda denúncia contra ele na Câmara, na esperança de que será livrado do afastamento do cargo pelos deputados. “Nosso pedido ao Ministério da Agricultura é que seja feita uma auditoria primeiro, mas é claro que a suspensão foi uma forma de pressão para que o governo do Uruguai sente para negociarmos cotas de importação”, analisa Montes.
As informações são do jornal Valor Econômico.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

VALENÇA - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 26/10/2017

EM 21/10/2017

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 20/10/2017

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 20/10/2017

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 20/10/2017

PUNTA DEL ESTE - MALDONADO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA
EM 20/10/2017

PUNTA DEL ESTE - MALDONADO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA
EM 20/10/2017
SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 19/10/2017
CRUZ MACHADO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/10/2017
UMA VERGONHA.....ESTAMOS SENDO HUMILHADOS....