Prêmio Impacto 2015: conheça Marcos Veiga dos Santos, um dos 5 finalistas

Conheça um pouco mais sobre o trabalho de Marcos Veiga dos Santos, um dos 5 finalistas do Prêmio Impacto MilkPoint 2015. Estamos na segunda fase de votações, que vai até o dia 23/07.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Estamos na segunda fase de votações para o Prêmio Impacto MilkPoint 2015, que tem como objetivo valorizar profissionais que contribuem para a melhoria da atividade leiteira no Brasil.

Os 5 finalistas foram escolhidos entre 16 profissionais de destaque, por votação aberta no site. As votações da segunda etapa terminam no dia 23 de julho, às 9h00, e o vencedor será conhecido durante o Interleite Brasil, que acontecerá em Uberlândia/MG, nos dias 4 e 5 de agosto.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho de Marcos Veiga dos Santos, um dos finalistas.

Marcos Veiga dos Santos é é Médico Veterinário, Mestre em Nutrição Animal e Doutor em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. É Professor Associado do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ-USP e bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq desde março/2010. Foi Presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL) de 2009 a 2011. Atualmente coordena o QUALILEITE-FMVZ-USP, Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite; membro da Comissão Editorial do Brazilian Journal Of Veterinary Research And Animal Science, como Editor da Área de Nutrição e Produção Animal, e colunista do Portal MilkPoint e das revistas Inforleite e Mundo do Leite.

Que atividades desenvolve atualmente?
Marcos Veiga:
Atualmente, atuo como professor associado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, campus de Pirassununga, coordenando o Laboratório Qualileite (www.qualileite.org) e desenvolvendo atividades de formação de recursos humanos (graduação e pós-graduação), pesquisa científica e orientação de estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado). Paralelamente, desenvolvo atividades de extensão, por meio de palestras, cursos, dias de campo em vários estados do Brasil, principalmente nas áreas de controle de mastite e qualidade do leite. Ainda dentro da área de divulgação técnica, escrevo regularmente para o site MilkPoint (Radar Técnico de Qualidade do Leite) e para algumas revistas de divulgação técnica, como Leite Integral, Mundo do Leite, Inforleite e Balde Branco.

Quais suas principais contribuições para o setor lácteo nos últimos anos?
Marcos Veiga:
Na minha opinião as principais contribuições seriam as voltadas para a aproximação entre a pesquisa científica e a formação de recursos humanos na área de controle de mastite e qualidade do leite. Nos últimos anos, o nosso grupo de pesquisa tem se empenhado fortemente em desenvolver pesquisas de vanguarda na área de controle de mastite, colaborando com pesquisadores nacionais e internacionais. Além da pesquisa, uma da contribuições do Laboratório Qualileite é oferecer serviços de análises laboratoriais voltadas para a solução de problemas de mastite, como as culturas microbiológica, que são realizadas para produtores, empresas, cooperativas e técnicos de vários estados do Brasil. Outra importante contribuição é a participação em eventos de divulgação técnica, na qual procuramos abordar os temas de qualidade do leite e controle de mastite de forma aplicada e com foco na solução de problemas dos rebanhos leiteiros.

Como a assistência técnica pode contribuir para o desenvolvimento da atividade?
Marcos Veiga:
Na minha opinião, a assistência técnica é um diferencial fundamental para auxiliar o produtor na tomada de decisões do dia a dia da fazenda leiteira. Na área de controle de mastite, uma boa assistência técnica pode permitir que o produtor tome as melhores decisões em relação às estratégias de controle e de prevenção, assim como a escolha de quais estratégias são mais adequadas para uma determinada situação de rebanho. Além disso, a assistência técnica é um elo fundamental da cadeia produtiva para aproximar o produtor de leite das mais recentes tecnologias, e para permitir ter uma visão críticas de quais tecnologias se encaixam dentro de um sistema de produção.

Mesmo se você não votou na primeira fase, você pode participar da segunda etapa de votação, que se estenderá até o dia 23/07 às 09h00.

A indicação da 2ª fase é independente da primeira, isto é, a contagem de votos foi zerada, e é você quem indicará novamente o merecedor do prêmio, votando entre os cinco candidatos.

Clique aqui para votar!

Esse prêmio é uma iniciativa do MilkPoint, mas só foi viabilizado pelo apoio da Itambé como patrocinadora Master.

Participe e ajude a valorizar o trabalho técnico no setor!
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?