Preços de laticínios aquecem inflação
Quem costuma ir ao supermercado deve estar se surpreendendo com a alta de preço dos produtos derivados do leite. No acumulado de 12 meses, ou seja, de novembro de 2012 a outubro de 2013, os laticínios subiram 20,67%, quase quatro vezes mais que a inflação acumulada no mesmo período, que registrou 5,36%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FGV).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O leite tipo longa vida, que compromete quase 1% do orçamento das famílias, ficou 25% mais caro em 2013, até outubro. Para André Braz, economista do Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE) isso se deve ao fato de que no final do inverno as condições de pastagem pioram em função da seca, mas acredita que essa alta deve ser atenuada em breve. “Com a chegada do verão o volume de chuvas cresce, as condições de pastagem melhoram e a oferta de leite também. Daqui para frente o consumidor deve perceber queda no preço do produto e de seus derivados”, disse.
Na lista de itens, queijo muçarela (17,59%), queijo prato (16,34%), leite em pó (16,43%), queijo minas (14,95%) e iogurte (14,49) também sofreram aumentos expressivos. As menores elevações, mas ainda assim relevantes, foram registradas em sorvete (6,35%), manteiga (7,36%), queijo parmesão (8,97%) e leite condensado (9,16%). O economista também atribui o encarecimento dos produtos ao aumento nos preços das rações derivadas de soja e trigo. “Em 2013, o preço dos grãos refletiu a desvalorização cambial e certo pessimismo quanto à safra norte americana”, ressalta.
As informações são da Agência IN.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
ITATINGA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 30/12/2013
Em vários seguimentos existem representantes que lutam por melhorias em suas categorias, por exemplo a CUT, tente reduzir salários de metalúrgicos para ver se o país não para! Atualmente o produtor entrega leite aos laticínios as escuras, pois só sabe o quanto receberá por litro no dia do pagamento, ficando assim nas mãos dos donos de laticínios.
Peço que seja feita uma matéria com um levantamento acumulativo do custo do leite para o produtor no periodo de 2012/2013 levantando-se os custos de rações, fretes, diesel, remedis, vacinas e etc... Sabe quanto custa para o produtor apenas manter seu animal vivo e saudável? Imagina para mantê-lo produzindo!!!

BOTUCATU - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 08/11/2013

SÃO MANUEL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/11/2013