Fotos 1: Abertura oficial com a banda do Exército.
Foto 2: discurso do presidente da Cooperativa Batavo, Renato Greidanus.
Foto 3: Inauguração Parque das Águas.
Fotos 4: Imagen aéreas do Pavilhão de Exposições Frísia.
No primeiro dia de feira, o ponto alto foi a participação de 40 crianças e adolescentes no Clube de Bezerras, em que apresentam, para serem julgados, toda a dedicação tida durante a criação de bezerras nascidas entre dezembro do ano passado e janeiro de 2015. A novidade deste ano foi a categoria Fraldinha, em que crianças menores de dez anos puderam desfilar com seus animais e acompanhadas pelos pais.
A cerimônia oficial de abertura da ExpoFrísia foi no dia seguinte (27), com público e convidados no palco construído no Pavilhão de Exposições Frísia, que contou com as palavras iniciais e agradecimento do presidente da Cooperativa Batavo (organizadora da ExpoFrísia), Renato Greidanus. Após a abertura, os presentes caminharam até o Parque das Águas, que foi inaugurado com a presença da diretoria do Parque Histórico de Carambeí, Cooperativa Batavo e patrocinadores da criação do ambiente. A inspiração do espaço vem do parque ambiental holandês Zaanse Schans e retrata a relação do povo holandês com os recursos hídricos, reproduzindo a engenharia das águas, com a finalidade de ilustrar as soluções holandesas no controle dos fluxos de água para o desenvolvimento sustentável, como diques, moinhos e tecnologia limpa.
Já no dia 28, tanto os expositores quanto o público presente ou distante, puderam conferir a qualidade das raças Jersey, holandês Vermelho e Branco (novidade da ExpoFrísia 2015) e holandês Preto e Branco. O leilão foi transmitido ao vivo pela TV Terra Viva e contou com lances realizados presencialmente, por telefone, Facebook e até Whatsapp. Antes do leilão, contudo, foi realizado o lançamento do 2º Catálogo de Touros da Intercooperação Batavo, Castrolanda e Capal, que reúne uma seleção de 50 animais de qualidade superior, escolhidos entre mais de mil exemplares das 13 empresas de genética participantes. A escolha seleta envolveu critérios como ênfase em produção de leite com sólidos, boa vida produtiva e características de saúde, além de úbere, pernas e tipo.
Foto 5: Leilão.
O encerramento da ExpoFrísia ocorreu com a abertura da Festa dos Imigrantes, promovida pelo Parque Histórico de Carambeí, que homenageou a Cooperativa Batavo pelos 90 anos de existência completados em 2015. Na Festa dos Imigrantes, além de eventos alusivos e comidas típicas, os visitantes puderam presenciar a rotina dos imigrantes de Carambeí no início da colonização. O “Museu Interativo”, organizado pela Associação Parque Histórico de Carambeí, ofereceu apresentações com voluntários, descendentes de imigrantes, que recriaram tarefas cotidianas e até festas dos antepassados, como um casamento da década de 1930.
Palestras
Com forte presença de público, as palestras técnicas oferecidas pela Central Pioneiros foram direcionadas a pecuaristas de leite, tanto os que visavam aumento da produtividade como combate às principais doenças e a correta maneira de realizar o parto bovino. Outros temas, como da palestra “Motivação e Mudanças”, com Dado Schneider, e sobre o mercado agropecuário, com Ivan Wedekin, também estiveram presentes nas discussões. Estes últimos para agricultores e pecuaristas de suínos, promovido pela Cooperativa Batavo. Além deles, foram realizadas palestras técnicas promovidas pela Agroceres PIC (“Vantagens do sistema de manejo em bandas – produção suínos”) e Fundação ABC (“Panorama e desafios no manejo de plantas daninhas resistentes a glyphosate” e “Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas”).
Julgamento
Em relação ao julgamento dos animais, em três dias (de 27 a 29), a qualidade dos exemplares das raças Jersey, holandês Vermelho e Branco e holandês Preto e Branco surpreendeu o jurado canadense Joël Lepage, o que levou mais orgulho aos criadores da região dos Campos Gerais, predominantemente de Arapoti, Carambeí, Castro e Imbituva.
Crianças
Durante a ExpoFrísia, diversas turmas de alunos de escolas rurais de Carambeí puderam conhecer de perto a exposição e percorrer o estábulo montado no Pavilhão de Exposições para ver os 350 animais alojados para os preparativos do julgamento e do leilão. As crianças, com idade entre seis e oito anos, conheceram um pouco da rotina da pecuária leiteira.
Foto 8: Estábulo.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Batavo