A Federação Nacional das Cooperativas de Leite (FENALAC) e a Associação Nacional das Indústrias de Lacticínios (ANIL) alertaram para riscos de desemprego no setor devido ao aumento do preço na produção sem reflexo na distribuição.
"A remuneração da matéria-prima pela indústria láctea nacional cresceu significativamente nos últimos meses, na medida em que, desde outubro do ano passado, o preço do leite à produção em Portugal registou uma variação superior a 20%", disseram a FENALAC e a ANIL num comunicado conjunto, lamentando uma "resistência incompreensível" por parte da distribuição e que a indústria transformadora reflita este aumento.
O secretário-geral da FENALAC, Fernando Cardoso, explicou à Lusa que "não tendo as empresas capacidade de refletir esse aumento de custos, as suas operações vão sofrer um impacto negativo, o qual poderá, em algumas situações, resultar na necessidade de reduzir custos, o que muitas vezes passa por reduzir o quadro de pessoal".
O documento da FENALAC e da ANIL alerta ainda que "é importante sensibilizar os operadores da distribuição para a necessidade da indústria láctea transmitir este aumento de custos para outros elos da cadeia de valor, caso contrário um número significativo de produtores corre sérios riscos de insustentabilidade econômico-financeira".
Assim, a intenção das duas entidades é "alertar a distribuição" para que a situação possa se reverter antes que esse impacto possa vir a acontecer.
Em junho, o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, afirmou o empenho do Governo em conseguir o aumento dos preços do leite ao produtor através de contratos obrigatórios para o setor.
Portugal não está acompanhando ainda a "recuperação do preço ao nível europeu" sentindo-se uma dificuldade de transmissão do aumento de custos de produção no preço do leite devido, entre outros fatores, ao aumento dos custos de energia, reconheceu o secretário de Estado da Agricultura.
A matéria é do Dinheiro Digital com Lusa, adaptada pela equipe MilkPoint.
Portugal: Indústria do leite alerta para insustentabilidade
A Federação Nacional das Cooperativas de Leite (FENALAC) e a Associação Nacional das Indústrias de Lacticínios (ANIL) alertaram para riscos de desemprego no setor devido ao aumento do preço na produção sem reflexo na distribuição.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.