Por causa do calor, Japão enfrenta crise de abastecimento de manteiga

Lojas japonesas estão se armando contra um sério caso de escassez de manteiga, que forçou Tóquio a se valer de importações emergenciais - alguns locais chegam a [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Lojas japonesas estão se armando contra um sério caso de escassez de manteiga, que forçou Tóquio a se valer de importações emergenciais – alguns locais chegam a limitar a venda a um bloco por consumidor.

Com muitas prateleiras vazias, lojas têm trombeteado a chegada de novos estoques com pôsteres nas vitrines, anunciando: "Temos manteiga!"

Com a temporada de cozinhar bolos para o Natal se aproximando, as redes sociais têm se agitado com o assunto. Um usuário no Twitter se disse "refugiado da manteiga" depois de ter visitado várias lojas sem sucesso.

O ministro da Agricultura do Japão disse que o problema está ligado a um verão excepcionalmente quente, que deixou as vacas leiteiras do país exaustas e incapazes –ou sem vontade– de gerar sua produção usual de leite.

A "greve" bovina minou o abastecimento no momento em que fazendeiros de leite tentam administrar os rebanhos para lidar com a demanda em queda. Com os produtores priorizando o abastecimento de leite líquido aos supermercados, o Japão enfrenta escassez no fornecimento de matéria-prima para a produção de manteiga.

Em uma tentativa de manter as nações da cozinha funcionando, o governo, em maio,
importou 7.000 toneladas de manteiga, e mais 3.000 toneladas em setembro – a primeira vez em muitos anos que Tóquio se usou de mercados leiteiros estrangeiros.

"A se julgar pelos níveis no fim de setembro, os estoques estão cerca de 30% menores do que os do ano passado, então estamos em uma tendência de escassez", disse um funcionário do ministério.

"Mas não há muitos fazendeiros dispostos a aumentar a produção de leite", ele completou. "Eles estão preocupados com os rumos da indústria, já que o preço da ração tem subido".

O iene mais fraco elevou os preços de grãos para ração.

A produção japonesa de leite cru foi de 7,45 milhões de toneladas entre março de 2013 e deste ano, 14% menos do que o pico de 19 anos atrás, segundo dados do governo.


A notícia é da Folha de São Paulo.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?