Ele sumarizou uma revisão de importantes descobertas de estudos observacionais conduzidos na Europa, América do Norte e América do Sul. Primeiramente, os dados recentes claramente demonstraram que a qualidade da dieta é melhorada em consumidores de iogurte comparados com os “não consumidores de iogurte”. Relevantes estudos nos Estados Unidos mostraram que em adultos e crianças, o consumo frequente de iogurtes está associado com maiores ingestões de importantes nutrientes, como proteínas, vitaminas B2 e B12, cálcio, magnésio, potássio e zinco, o que não ocorre com as pessoas que consomem pouco iogurte ou que não consomem.
Essas descobertas também foram observadas em crianças britânicas, que regularmente consomem iogurte: os consumidores de iogurte mostraram que esse produto têm uma contribuição útil para a ingestão de micronutrientes, particularmente vitamina B12, riboflavina, cálcio, iodo e fósforo. De acordo com outro estudo dos Estados Unidos, a substituição de snacks atuais por uma porção de iogurte integral com baixo teor de açúcar junto com frutas e vegetais leva ao aumento do consumo de nutrientes valiosos sem aumentar o consumo de açúcar ou energia.
O consumo de iogurte está associado com uma melhor qualidade da dieta e com o perfil metabólico dos adultos e crianças americanas. Esses consumidores frequentes têm uma qualidade da dieta significativamente melhor do que os que não consomem iogurte com frequência. Especificamente, eles consumem mais frutas, grãos integrais e leite. Além disso, os consumidores de iogurte tendem a consumir menos fast food, batatas fritas, alimentos fritos, processados, pizzas, lanches, refrigerantes ou álcool, indicando um melhor cumprimento das recomendações dietéticas.
A propensão que os consumidores de iogurte têm de ter comportamentos melhores em termos de qualidade da dieta também foi observada em adultos franceses, que mostraram dietas mais favoráveis e ingestões nutritivas: mais frutas, peixes, legumes, nozes, água e fibras, menos refeições preparadas e menos álcool do que os que não consumiam iogurtes. Os grandes consumidores de iogurte também mostraram melhor adequação às recomendações dietéticas para 11 micronutrientes (vitaminas B1, B2, B5, B6, B9, C, A e cálcio, iodo, selênio e cobre).
Essas descobertas também estão de acordo com os resultados do estudo canadense, Infogene, que demonstrou que os consumidores de iogurte estão mais propensos a aderir a um padrão de dieta caracterizado por maiores consumos de vegetais, frutas, nozes e gorduras não hidrogenadas. Em contrapartida, as pessoas que não consomem iogurtes tendem a exibir padrões mais ocidentais de consumo, caracterizados por maiores ingestões de frituras, carnes processadas grãos refinados, refrigerantes, entre outros. Além disso, o consumo de iogurte esteve associado com menor peso corpóreo, razão entre cintura e quadril, circunferência da cintura e menor IMC (Índice de Massa Corpórea).
Resultados do Estudo Família Quebec revelou que não somente as consumidoras do sexo feminino de iogurtes reportaram uma melhor qualidade da dieta, mas também, eram mais fisicamente ativas e tinham menos chances de fumar. Os consumidores de iogurtes também têm mais chances de ter um bom conhecimento sobre a relação entre alimentos e saúde e estão acostumados a ler os rótulos dos alimentos. Todos esses comportamentos são mais compatíveis com a estabilidade do peso corpóreo ao longo do tempo. De acordo com outros dados de fora dos Estados Unidos, o consumo de iogurtes está associado com um estilo de vida mais saudável na população brasileira e na população italiana.
O iogurte também mostrou recentemente influenciar favoravelmente a saciedade e a reduzir a ingestão subsequente de energia. Seu status como alimento fermentado confere propriedades que podem ser benéficas para o controle do peso corpóreo. Dessa forma, Tremblay concluiu sua fala dizendo que esses dados mostram que o consumo de iogurte está associado com um padrão e um estilo de vida mais saudáveis.
As informações são do http://www.yogurtinnutrition.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.