O volume de vendas de sorvete deverá diminuir levemente em relação ao ano anterior para o período previsto de 2016-2021, segundo a empresa de pesquisa de mercado, Euromonitor International. O maior obstáculo é que os americanos simplesmente não estão consumindo tanto sorvete.
No entanto, a pesquisa de Toluna também mostrou que os consumidores não perderam o gosto pelo pela sobremesa, pois dois em cada sete entrevistados disseram que desejam sorvete pelo menos uma vez por semana, enquanto que um quarto sente vontade de consumir diariamente. Pelo menos um em cada cinco compradores disse que evita regularmente a seção de sorvete porque não quer se sentir 'tentado' a comprar o produto.
Embora o prazer ao consumo ainda ocorra entre quase todos os consumidores pesquisados, mais da metade relatou que está se tornando mais seletiva com a forma como satisfaz o desejo por doce e 60% resistiram ao desejo de consumir sorvete no último mês. As principais razões pelas quais eles estão evitando o sorvete é porque o produto tem muitas calorias, açúcar, gorduras e muitos ingredientes artificiais.
Além disso, mais de metade (53%) dos entrevistados relatou que sempre ou frequentemente leem os rótulos de ingredientes dos sorvetes ou sobremesas congeladas antes de comer ou comprar – mais que os 45% no ano passado.
No entanto, 48% dos entrevistados acreditam que a sobremesa congelada adoçada com açúcar de cana orgânico ou com frutas, é mais saudável. Vinte por cento (20%) acreditam que o sorvete contendo álcoois de açúcar, como eritritol, é mais saudável.
Um em cada 10 consumidores citou restrições dietéticas - principalmente dietas com baixo teor de açúcar, devido a diabetes - como uma razão pela qual eles evitam o corredor de sorvetes nas lojas.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.