ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisadores de Singapura usam leite em pó para impressão 3D

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/09/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

A equipe SUTD desenvolveu um método para realizar impressão 3D de escrita direta com tinta (DIW) de produtos lácteos em temperatura ambiente, alterando as propriedades reológicas da tinta de impressão. A pesquisa foi publicada na revista RSC Advances.

A impressão 3D de produtos alimentícios foi demonstrada por diferentes métodos, como sinterização seletiva a laser (SLS) e extrusão a quente. Métodos que requerem altas temperaturas, no entanto, não são adequados para a criação de modelos 3D que possuem nutrientes sensíveis à temperatura. O leite é um exemplo de alimento rico em nutrientes, como cálcio e proteínas, que são sensíveis à temperatura.

A extrusão a frio é um método alternativo de impressão 3D, mas requer a adição de modificadores de reologia e a otimização de vários componentes. Para resolver esta limitação, os pesquisadores demonstraram a impressão 3D DIW de leite por extrusão a frio com uma formulação da tinta de leite. O método conta com apenas um produto: o leite em pó.

Os cientistas formularam 70 w/w% de tinta láctea e fabricaram estruturas 3D complexas com sucesso. Eles também demonstraram impressão multimaterial e criaram alimentos com vários materiais comestíveis.

Dada a versatilidade do método demonstrado, os autores do artigo preveem que a extrusão a frio de tintas de alimentos será aplicada na criação de alimentos nutritivos e visualmente atraentes, com aplicações potenciais na formulação de alimentos com várias necessidades nutricionais e propriedades de materiais, onde as tintas alimentares podem ser extrusadas em temperatura ambiente sem comprometer os nutrientes que seriam degradados em temperaturas elevadas.

Os autores afirmam que a impressão 3D de alimentos permite personalizar nutrientes com base nas necessidades individuais, fabricando alimentos esteticamente agradáveis e modicando as estruturas internas dos alimentos. Eles acrescentam que esse trabalho contribuirá para desbloquear todo o potencial da impressão 3D de alimentos, como customização de textura e personalização da nutrição.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela equipe do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures