Pesquisadores criam material bioplástico a partir de soro de leite
Um grupo de investigadores europeus criou um novo material bioplástico a partir do soro de leite que pretende aproveitar os excedentes da indústria de produção de queijos para, assim, criar embalagens ambientalmente responsáveis. Batizado de Wheypack, o projeto obtém o novo material bioplástico por meio de um processo fermentativo do soro do leite que dá origem ao polihidroxibutirato (PHB), o novo material.

Um grupo de investigadores europeus criou um novo material
bioplástico a partir do
soro de leite que pretende aproveitar os excedentes da indústria de produção de queijos para, assim, criar embalagens ambientalmente responsáveis. Batizado de
Wheypack, o projeto obtém o novo material bioplástico por meio de um processo fermentativo do soro do leite que dá origem ao polihidroxibutirato (PHB) - o novo material.
No site oficial do projeto, os responsáveis explicam que o objetivo é dar resposta a uma das maiores preocupações do setor de leite: aproveitar os excedentes de soro que derivam da produção de queijo - promovendo uma economia que pode beneficiar a indústria. De acordo com os pesquisadores, este novo biomaterial tem também o potencial de substituir o plástico tradicional nas embalagens de produtos lácteos.
O projeto terá uma duração de dois anos e será financiado pelo programa LIFE, coordenado em conjunto com a empresa Central Quesera Montesinos, pelo centro tecnológico AINIA, pelo centro tecnológico AIMPLAS, da Espanha, e pela empresa de embalagens nacional Embalnor.

O projeto pode ser conhecido em detalhes em
http://www.wheypack.eu/eng/index.htmlAs informações são do portal português VidaRural.pt