Com o emprego da nanotecnologia, pesquisadoras argentinas conseguiram determinar de forma eficiente e rápida a concentração de antibióticos em amostras de leite.
“Com 2 miligramas de nanotubos de carbono [que são utilizados como materiais absorventes para reter contaminantes de amostras de águas e solos], conseguimos uma melhor separação dos antibióticos para analisar”, disse uma das autoras do estudo, Adriana Lista, professora de Química Analítica da Universidade Nacional do Sul (UNS) em Bahia Blanca, Argentina.
O experimento teve uma vantagem adicional substancial: “evitamos trabalhar com solventes orgânicos, que são contaminantes do meio-ambiente e potencialmente trazendo riscos ao analista”.
As pesquisadoras examinaram duas famílias de antibióticos de uso habitual em veterinária: fluoroquinolonas, como ciprofloxacino e enroflaxacino; e os “anfenicóis”, como cloranfenicol e florfenicol. Quando resíduos desses medicamentos estão presentes nos alimentos de origem animal, sua ingestão pode causar reações alérgicas e hipersensibilidade, entre outras manifestações. “Por isso, deve-se contar com métodos analíticos que permitam determinar os níveis desses antibióticos de forma rápida”, disse a co-autora do estudo, Valeria Springer, do Instituto de Química do Sul.
As pesquisadoras usaram um equipamento comercial de eletroforese, que é uma técnica que serve para separar e determinar moléculas, aplicando uma diferença de potencial para gerar corrente dentro de um capilar de diâmetro muito pequeno. As espécies químicas, uma vez que se carregam, adquirem uma certa velocidade de migração diferencial que faz com que se separem, pelo qual as analistas podem determiná-las uma a uma.
“A novidade de nosso estudo foi que através do capilar com nanotubos de carbono, conseguimos uma separação mais eficiente”, disse Lista.
O trabalho foi publicado na revista especializada Electrophoresis. Nos próximos anos, as autoras esperam que a técnica possa ter uma aplicação massiva nos laboratórios de controle da indústria de lácteos e dos órgãos de regulamentação.
Os dados são da Agencia Cyta - Instituto Leloir, publicados no Portal Lechero, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Pesquisadoras determinam concentração de antibióticos no leite com nanotecnologia
Com o emprego da nanotecnologia, pesquisadoras argentinas conseguiram determinar de forma eficiente e rápida a concentração de antibióticos em amostras de leite. As pesquisadoras examinaram duas famílias de antibióticos de uso habitual em veterinária: fluoroquinolonas e os anfenicóis.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.