Pesquisa mostra que australianos ainda suspeitam de leite longa vida
Os australianos não gostam de leite UHT e longa vida mesmo sendo esse um produto tão amplamente consumido por grande parte do resto do mundo. O Roy Morgan Research descobriu que a opinião prevalente entre os australianos é de que "fresco é melhor", com sete de cada 10 australianos - o que equivale a 13,6 milhões de pessoas - bebendo leite fresco em média por semana, comparado com 2,9 milhões de pessoas que optam pela variedade longa vida.[...]
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O Roy Morgan Research descobriu que a opinião prevalente entre os australianos é de que “fresco é melhor”, com sete de cada 10 australianos – o que equivale a 13,6 milhões de pessoas – bebendo leite fresco em média por semana, comparado com 2,9 milhões de pessoas que optam pela variedade longa vida.
Esses dados mostram poucas mudanças nos últimos cinco anos, com uma mudança quase desprezível em favor do leite longa vida com 1% de aumento nos compradores entre 2010 e 2014. A proporção de australianos bebendo leite fresco declinou de 72% para 70% e aqueles que bebiam os dois tipos de leite em uma semana média passou de 8% para 9% no período.
Os compradores de leite longa vida são mais propensos a formar famílias mais velhas. Enquanto 18% dos consumidores mais velhos optam pelo leite tratado, somente 12% dos “pais jovens e suas famílias” escolhem o leite longa vida. Esse grupo também tem maior incidência de consumo de leite fresco (75%); em comparação, 68% das famílias mais velhas estão abaixo da média em termos de consumo de leite fresco.
A geografia fez pouca diferença no tipo de leite que as pessoas bebem, com o consumo muito consistente entre os estados, exceto em South Austrália, onde 18% dos residentes bebem leite longa vida ou leite UHT em um período médio de sete dias.
“Com o leite fresco acessível e prontamente disponível, os australianos não adotam o leite UHT ou o leite longa vida na mesma extensão que os países europeus ou asiáticos”, disse a diretora executiva do Roy Morgan Research, Michele Levine. “Apesar de ser idêntico ao leite fresco em termos de valor nutricional e teor de calorias, além de ter o bônus extra de não precisar ser refrigerado antes de abrir, o leite UHT ou longa vida fez poucas incursões junto aos consumidores australianos nos últimos cinco anos”.
Apesar de o leite UHT tender a ser mais barato do que o leite fresco, isso sugere que a atual “guerra do leite” nos supermercados australianos – onde as grandes redes reduziram seus preços – diminuiu a diferença de custo entre os dois formatos a uma quantidade desprezível.
“Significativamente, os pais jovens e as famílias de meia-idade têm mais chances do que o australiano médio de comprar leite fresco e menos chance de comprar a variedade longa vida. Isso sugere que eles acreditam que o leite fresco é mais saudável e, dessa forma, melhor para suas crianças”.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint.
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EM 25/05/2015